Pesquisar no Blog

sábado, 21 de maio de 2022

Turismo de Portugal apresenta

Brasil é o primeiro país a receber a exposição SketchTour Portugal Reload 

O projeto inicia seu itinerário em território brasileiro e será apresentado na 26ª edição da BILSP 2022, evento em que o Portugal será homenageado.

 

Este ano, Portugal é o convidado de honra da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte. Em comemoração, o Brasil será o primeiro país a receber a exposição SketchTour Portugal Reload, uma junção de literatura e arte.

 

A SketchTour Portugal Reload, é a segunda edição de um projeto lançando em 2017, pelo coletivo de artistas Urban Sketchers com o apoio do Turismo de Portugal, que contou com a participação de vinte e quatro Sketchers portugueses e estrangeiros que foram desafiados a retratar o país e a cultura portuguesa através dos seus desenhos, inspirados por uma viagem no Destino. 

 

Após o sucesso da primeira edição, o regresso da SketchTour Portugal , além da participação de vinte Sketchers oriundos dos mercados prioritários para Portugal – Espanha França, Itália, Reino Unido e Suécia - juntou à viagem onze autores e escritores de referência da língua portuguesa, que descreveram Portugal e as suas 7 Regiões, ampliando os desenhos com as suas palavras e narrativas. Desta iniciativa resultaram mais de 4.000 conteúdos em redes sociais, 500 desenhos, 10 webisodes, uma exposição multimídia e um livro. Esses materiais já foram visualizados por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

A exposição contém, além dos desenhos e palavras, materiais recolhidos durante as visitas, uma biblioteca sonora e visual das várias regiões e o mapeamento destas experiências no território, iniciando a sua itinerância no Brasil, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, seguindo depois para França no âmbito da Temporada Cruzada.

 

O livro, criado em parceria com a Editora Caleidoscópio, e que terá edição em português, francês e inglês, estará disponível a partir de maio e visa promover a oferta e o turismo literário através de um projeto integrado que alia a escrita ao desenho, procurando inspirar futuras viagens pelos diferentes territórios e experiências que o destino oferece.

 

De acordo com Mia Couto, autor que escreveu o prefácio do livro, “o segredo da viagem não é o destino. É deixar-se ser visitado. Permitir que a viagem tome posse de nós. Em Portugal é fácil ser enlaçado pela cintura e sermos levados nessa dança que nos afasta do nosso próprio cansaço. Vale a pena ir à descoberta destes encontros em Portugal porque esta terra está cheia de braços à espera de serem abraços.”

 

O projeto SketchTour Portugal Reload enquadra-se nos objetivos definidos no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território. Este programa procura assim contribuir para a coesão social e territorial e impulsionando o negócio turístico, em total alinhamento com o Plano para a Retoma do Turismo e com as metas estratégicas preconizadas na Estratégia Turismo 2027.

 

Na Bienal Portugal ocupa um stand com 500m² que integra uma livraria (100m²), um auditório, uma zona multiusos e uma zona infantojuvenil (50m²), onde serão realizadas atividades variadas, como exposições, sessões com autores, apresentações de conteúdos multimidias, atividades para as crianças.

 

Sketch Tour Portugal Reload - Best of - https://www.youtube.com/watch?v=GAFPXQChYHQ

 

Sobre o VisitPortugal

VisitPortugal é a marca Destino Portugal. Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. 

Info: www.visitportugal.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados