Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Tecnologia se torna aliada do RH no acompanhamento da saúde mental dos colaboradores

 Profissionais de recursos humanos precisaram aumentar sua atenção às altas incidências de transtornos mentais para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis

 

No dia 3 de junho é celebrado no Brasil o Dia do Profissional de RH, um papel complexo e relevante para as empresas, que tem, entre seus desafios, humanizar as relações no ambiente de trabalho. Essa humanização passa por garantir que os colaboradores estejam dispostos e saudáveis e é nesse ponto que entra a saúde mental, cada vez mais importante nas organizações, principalmente nesse período de adaptação após dois anos de trabalho em meio à pandemia. 

A recente inclusão da síndrome de burnout -- ou síndrome do esgotamento profissional - no rol de doenças ocupacionais também amplia essa atenção do RH sobre o bem-estar dos colaboradores. Somente em 2020, a Organização Mundial da Saúde - OMS levantou que os pedidos de afastamento do trabalho por causa de transtornos mentais aumentaram 26% em comparação ao ano anterior. 

“A área de recursos humanos assumiu um importante papel nesse sentido, de prestar maior atenção ao seu quadro de funcionários e observar aspectos que vão além do rendimento técnico e operacional. Com isso, aumentou a demanda por parcerias e soluções que propiciem condições de acompanhamento dos trabalhadores, para prevenção e tratamento nos casos em que isso se mostra necessário”, explica a psicóloga Milene Rosenthal, pioneira na telepsicologia e co-fundadora da Telavita, clínica digital de saúde mental. 

Um exemplo desse tipo de parceria é a adesão das empresas e Planos de Saúde ao Programa de Saúde Emocional (PSE) da Telavita. Por meio dele, psicólogos fazem a medição da saúde mental dos colaboradores e sugerem o encaminhamento e a duração de terapia adequados a cada caso, fazendo o acompanhamento da evolução do tratamento, do início ao fim. O atendimento é remoto, com total sigilo para os trabalhadores atendidos. 

Por ter parceria com os principais planos de saúde corporativos do país, a plataforma viu sua demanda crescer substancialmente. “A procura de empresas que buscam atendimento para seus profissionais é crescente, mostrando que o RH está conseguindo criar uma cultura de ambiente saudável nas empresas, uma demonstração genuína de que a saúde mental dos empregados é uma preocupação cada vez maior nas organizações”, afirma Milene. 

A Telavita registra a melhora dos profissionais atendidos pelo PSE em 78% dos casos e uma redução de 50% no custo com planos de saúde para as empresas que ofereceram o tratamento às suas equipes. Dentre os clientes da plataforma estão Bradesco, Omint, Care Plus, Sanofi, Petrobrás e Faber-Castell.  

“Essa aliança entre o RH e a saúde mental é uma tendência que chegou para ficar. Além de tudo que uma empresa pode proporcionar para seus trabalhadores, é importante manter esse contato mais humanizado, perceber quando alguém não está bem e saber como agir desde o início, para que todos se sintam bem acolhidos no local onde passam a maior parte do dia”, finaliza a profissional. 


Telavita

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados