Um dos aspectos escolares que mais afetam a vida de pais e responsáveis é a tarefa de casa. Se por um lado há aqueles que defendem a importância desta atividade no processo de aprendizagem e na organização de uma rotina disciplinada, nos últimos anos tem se intensificado o debate que vê na tarefa de casa uma fonte aguda de estresse para crianças e adolescentes.
Independente do lado que se está da discussão, a
realidade é que muitos pais enfrentam dificuldades para auxiliar seus filhos
com as lições. As causas destas dificuldades são várias e vão desde a falta de
tempo para se dedicarem aos filhos, até o desconhecimento acerca dos assuntos
tratados nas tarefas.
Por isso, separamos aqui, cinco dicas que têm como
objetivo auxiliar os pais e responsáveis a tornar o momento da lição de casa
mais interessante e produtivo:
- Lembre-se:
a tarefa é para o estudante, não para os pais. A não ser que seja
solicitado diretamente o envolvimento da família na atividade, é
importante deixar que a criança faça as tarefas por si mesma.
- Deixar
a criança realizar a tarefa por si mesma não significa deixá-la
desamparada, especialmente quando falamos das menores, cuja autonomia
ainda está em construção. Esteja perto, faça perguntas que demonstrem
interesse genuíno naquilo que ela está fazendo, tente relacionar o
conteúdo a alguma situação do dia a dia, ou a alguma referência já
conhecida pela criança.
- É
muito importante para o desenvolvimento da confiança e autoestima de
crianças e adolescentes que o erro não seja percebido como um problema,
mas como parte do processo de aprendizagem. Por isso, não corrija, não
apague e não refaça as lições, mas oriente-os a conversarem a respeito das
dificuldades com os professores, pois assim também aprenderão a resolver
problemas com mais independência.
- Sabemos
que muitas crianças, já cansadas da rotina de aulas, chegam em casa e
relutam em fazer as lições. Por isso, evite o tom de cobrança e deixe-as,
primeiro, desfrutar de momentos de lazer e convívio familiar saudável.
- Se
possível, separe um lugar específico para a realização das tarefas, longe
de barulho e outras distrações. Isso auxilia na concentração e
organização.
Maria Thereza David João - mestre e doutora em História Social,
professora da Educação Básica e professora da área de Linguagens e Sociedade do
Centro Universitário Internacional Uninter.
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