Professora do curso de Fonoaudiologia da Braz Cubas, fala sobre os cuidados que os pais devem ter para estimular corretamente a fala de seus filhos
Depois que as crianças começam a caminhar, a
próxima etapa é o desenvolvimento da fala, que costuma acontecer um pouco
depois, porém, algumas crianças apresentam um atraso na fala. Os motivos são
vários, mas a intervenção dos pais no processo deve ser essencial para o
estímulo dos filhos.
Segundo a professora do curso de Fonoaudiologia do
Centro Universitário Braz Cubas, Vanessa Falbo Simões Mariano, o esperado é que
a criança comece a falar por volta dos dois anos de idade, porém antes disso
muitas coisas vão acontecendo no desenvolvimento, que culminam na fala
propriamente dita. “Desde a atenção aos sons da fala muito cedo, quando a
criança escuta as pessoas falando e passa a reproduzir a melodia da fala, isso
já mostra o início do desenvolvimento de linguagem”, explica Vanessa.
A professora ressalta que existem diversas formas
de estimular a linguagem de um modo geral, com mudanças de atitude e sem a
exigência de materiais específicos, entre eles: conversar dando uma atenção bem
direcionada ao filho, respeitar o tempo de elaboração das respostas, contar
histórias e cantar músicas. Todas podem ser consideradas ótimas formas de
estímulo da linguagem das crianças.
Para Vanessa, o uso de telas como TV, computadores
e smartphones são contraindicados. “Enquanto a criança está fazendo o uso de
telas, ela deixa de interagir com o outro e tende a não se comunicar de forma
expressiva e precisa. A fala se desenvolve por meio do uso proficiente, das
interações, desde as mais simples até às mais complexas. Nós mudamos nosso
discurso conforme o interlocutor e por mais interativo que seja um aplicativo
ou um desenho, nada substitui o contato com o outro, a percepção do contexto, a
observação da expressão facial e corporal, tão importantes na expressão e
compreensão da linguagem”, salienta.
Os pais podem perceber se o filho está com atraso,
quando se nota que existe dificuldades por parte da criança em entender o que é
dito, quando ela não interage muito bem, não conversa muito ou está demorando
para falar. De acordo com a especialista, quando todos os indícios citados
começarem a aparecer, vale a pena buscar o auxílio do profissional de
Fonoaudiologia. “Nem sempre é preciso intervenção, mas o Fonoaudiólogo pode
direcionar a família para o desenvolvimento de um ambiente rico e estimulador
em relação à linguagem”, esclarece.
A professora da Braz Cubas afirma que com a chegada
da pandemia, apesar de muitos pais terem feito um excelente trabalho com os
filhos, gerando uma aproximação das famílias, as crianças perderam a
possibilidade da interação com outras pessoas em outros contextos. Por exemplo,
durante a pandemia, as crianças perderam a possibilidade de se enturmar com
indivíduos da mesma faixa etária na escola. “É na escola onde ocorrem grandes
interações, momentos dirigidos e espontâneos de aprendizagem e de brincadeiras,
tão importantes no desenvolvimento da linguagem”, salienta.
Por fim, a fonoaudióloga destaca que sempre quando
os pais tiverem dúvidas em relação ao desenvolvimento dos filhos, é importante
consultar um fonoaudiólogo, pois este profissional está habilitado a esclarecer
dúvidas e auxiliar a melhor forma de estimular a linguagem e caso necessário,
tratá-la.
Abaixo, a professora do curso de Fonoaudiologia
elenca as principais dicas que os pais podem usar para estimular a fala das
crianças. Confira:
- Garanta
que a criança esteja ouvindo bem, pois a audição é o principal canal de
recepção de informações linguísticas. Se a criança não ouve bem,
dificilmente terá um bom desenvolvimento de linguagem;
- Dê
valor às falas espontâneas e todas as produções de sons que a criança
fizer, se esforçando para compreendê-la, imitando-a, dando atenção e
respondendo de forma positiva;
- Fale
devagar e corretamente, dando à criança sempre o modelo correto. Nada de
imitar a criança quando ela falar “errado” e evite utilizar palavras no
diminutivo sempre;
- Aproveite
ao máximo as situações de diálogo, utilizando palavras com sentidos novos,
convidando as crianças à reflexão e oferecendo espaço para
questionamentos;
- Pratique
em casa jogos ou brincadeiras que estimulem a fantasia e a imaginação;
- Conte
histórias, cante músicas, façam brincadeiras com palavras, entre outros.
Tudo é válido;
- Favoreça
a interação entre a família, escola e amigos, motivando a troca de
experiências.
Centro Universitário Braz
Cubas
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