No mundo corporativo atual, fazer networking é a melhor forma de gerar novos negócios, porém, para muitas pessoas, se relacionar pode ser uma dificuldade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, 70% dos jovens têm dificuldade de encontrar um emprego, não por falta de oportunidades, mas sim por timidez.
Uma das formas que podem
ajudar a driblar a timidez é o networking - que tem como objetivo
criar relacionamentos com outras pessoas em um nível
emocional para ajudar a construir um negócio. Dessa forma, é
preciso conhecer e interagir com pessoas que podem fazer parte da sua rede
de negócios ou mesmo amizade.
No entanto, o
networker tímido muitas vezes pode se sentir ansioso ao entrar em
contato com outras pessoas e clientes potenciais. Sentir-se à
vontade para se apresentar a estranhos é um dos maiores
obstáculos para um networking de sucesso.
É muito comum as pessoas se
sentirem um pouco assustadas em um evento de networking. Mas é possível
reverter esse cenário. Abaixo, listo sete dicas que você pode
fazer para reduzir sua ansiedade. Confira:
1. Procure por grupos
de Networking: é possível fazer parte de grupos online ou presenciais em uma
região. Além de possibilitar conhecer novas pessoas, todos estão
abertos para conversar e melhorar suas habilidades. Nessas reuniões,
também é possível treinar a desenvoltura, comportamento, abordagens.
2. Saia da zona de conforto
e converse com novas pessoas: quando se trata de networking, é
importante falar com as pessoas e pensar em maneiras criativas de construir o
seu negócio. Dedique tempo aos relacionamentos que você já tem. Estenda a mão e
pergunte se as pessoas estão bem, se há algo que você pode
fazer para ajudá-las.
3. Nunca é
tarde para começar: a correria do dia a dia nos faz pensar
que nunca há tempo para fazer networkings, mas na realidade sempre
há. Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora, uma
pessoa de cada vez. Além de participar dessas reuniões, você pode se propor a
convidar um membro para tomar um café uma vez por mês e começar aos
poucos a ampliar sua rede.
4. Seja agradável: desenvolver a simpatia
ajuda a abrir portas no networking. Estar aberto para conversar
ou expressar essa vontade ajuda muito no primeiro contato e a quebrar o gelo.
Uma ótima oportunidade para desenvolver esse ponto é participar de
alguns grupos ou reuniões de empreendedores.
5. Ouça o que os outros
dizem: saber ouvir
e compartilhar é fundamental para vencer a timidez. O ambiente
do BNI é norteado pelo compartilhamento de recursos. Esses podem ser
de ordem material ou imaterial, como talentos, habilidades, conhecimentos,
informações, contatos, saberes, experiências e tantas outras riquezas que todos
temos. Colaborar é um movimento natural do ser humano, que tem prazer em se
colocar à serviço do todo, ao contrário do que fomos levados a acreditar.
6 - Leve em consideração o
“efeito borboleta”: quando falamos em efeito borboleta, é algo simples e fácil de se
entender. Você não sabe quem as pessoas conhecem, então apenas entre em contato
com alguém para construir um relacionamento. É preciso ter um ponto
de partida para conhecer as pessoas. Conhecendo alguém em uma reunião
ou evento, ela pode te indicar para outras pessoas e, dessa forma,
você vai construir relacionamentos sem saber onde esse efeito borboleta pode te
levar, mas mudando a vida dos seus negócios.
7. Lei da
Reciprocidade: é importante ter a visão de que a confiança colaborativa é a moeda
mais valiosa nos negócios - nos relacionamentos e na vida. O marketing de
referência e indicações nunca foram tão importantes quanto nos dias de hoje, em
que as empresas precisam conquistar novos clientes, presencialmente ou
remotamente, para não colocar em risco a sua operação.
Os empreendedores,
sendo tímidos ou não, precisam aprender os benefícios da filosofia
“Givers Gain”, ou seja, “Se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se
interessar em me ajudar também”. “É a Lei da Reciprocidade em ação no mundo dos
negócios.
Mara Leme Martins - PhD e VP BNI Brasil - Business Network International, a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo.
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