Ao ter uma ideia de negócios e buscar recursos e esforços para transformar uma ideia em algo concreto, o empreendedor desconhece alguns itens que o diferenciam do empresário que gostaria de ser.
É muito comum os empreendedores só perceberem que
cometeram erros, ou que faltou algo na empreitada, quando não estão conseguindo
ter o retorno financeiro ou de satisfação idealizada.
No mundo dos negócios, o empresário precisa ter a
iniciativa, ousadia e criatividade do empreendedor aliada à técnica de execução
de um perito no ofício. Também são necessários a habilidade, a flexibilidade e
o poder de execução, a gestão e o controle de um administrador.
Quando não se tem algumas destas habilidades, é
fundamental buscar sócios e parceiros complementares para assim garantir o
equilíbrio necessário para o sucesso empresarial.
A gestão correta de cada setor e departamento da
empresa, com ações e reportes que alinham os resultados atingidos pelos
departamentos aos planejamentos e expectativas geradas pelos empreendedores, é
o que vai ajudar a entender se empresa está mais perto ou mais distante do
sucesso empresarial.
Para uma boa gestão empresarial, o primeiro passo é
reconhecer que um negócio não é composto apenas de um setor, como alguns
empreendedores e alguns gestores defendem, colocando forças, energia, atenção e
importância em departamentos isolados.
Uma empresa é um sistema complexo e, como todo organismo,
precisa de trabalho em conjunto.
Setores interligados entre si, quando trabalham em
harmonia e interdependência, são mais eficazmente gerenciados, direcionados e
potencializadores de resultados, garantindo uma empresa mais saudável.
Em um país como o Brasil, apesar de toda a
burocracia, cada vez mais as pessoas decidem abrir uma empresa. Seja por
necessidade, sonho ou mesmo pela real oportunidade de mudar uma situação
econômica e comercia desfavorável, empreender no Brasil e no resto do mundo
é uma tarefa gratificante, quando bem planejada e executada, principalmente no
que se refere ao impacto socioeconômico. Porém, Infelizmente, muitas acabam
fechando as suas portas precocemente, seja por não adequação a fatores externos
ou mesmo por inexperiência.
Portanto, é importante ter consciência de que a
longevidade de uma organização depende, além da venda e entrega de produtos e
serviços com valor para os clientes, de uma boa gestão. Afinal de contas, a
administração competente possibilita o uso adequado dos recursos e controle
para o melhor direcionamento das ações que ajudam no alcance dos objetivos.
Para melhorar a gestão de um negócio e não virar
estatística negativa, é recomendável a busca pela ajuda de consultores em
gestão empresarial e estratégia, como os da Light Consulting & Coaching,
que por meio de diagnósticos estratégicos e personalizados, ajudam a
identificar as áreas da empresa que precisam de suporte prioritário. Assim, é
possível diagnosticar e indicar soluções para o crescimento de maneira
estruturada e organizada.
O importante é não abrir mão de uma atuação mais
segura na gestão empresarial de um empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário