Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Menu completo com toque dos aromas e sabores do chá

 Chá Dō mostra a versatilidade dessa iguaria com receitas de pratos irresistíveis

 

O dia 21 de maio foi reservado para celebrar o chá, segunda bebida mais consumida no mundo e que faz parte da cultura de países como Inglaterra, Índia, Sri Lanka e China. Seu consumo está associado à saúde e bem-estar, por ser uma bebida natural e ritualística. Mas o que poucos sabem é que a planta que está por trás dessa bebida, é um surpreendente ingrediente gastronômico, responsável por despertar novas sensações ao paladar. 

Para comemorar a data, e com o compromisso de levar a história e os sabores dos chás às pessoas, a Chá Dō, curadoria especializada em chás, cursos e acessorios para chás, junto ao sommelier da marca, Benício Coura, elaborou um menu completo que prova a versatilidade e o sabor surpreendente da iguaria. 

De entrada, uma tostata com sour cream defumado e sunomono e, para o prato principal, um risotto de pera com gorgonzola e chá preto defumado. Para completar, uma panna Cotta ao blend de chá preto Crème Brûlée de sobremesa. Confira:
 

Tostata com sour cream defumado e sunomono

(Divulgação/Chá Dō)

Ingredientes do sour cream defumado:

200g de iogurte natural

300g de cream cheese

30ml de suco de limão tahiti

10g de chá preto defumado orgânico do Sítio Shimada

Sal a gosto

 

Ingredientes do sunomono:

3 pepinos japonês médios fatiados bem fininhos com casca

½ colher de chá de sal

180ml de vinagre de arroz ou vinagre branco

4 colheres de sopa de açúcar

Ingredientes da tostata:

Pão ou torrada de sua preferência

Manteiga ou azeite a gosto

 

Modo de preparo do sour cream defumado:

Em um moedor de café manual, processador de alimentos ou liquidificador, triture as folhas de chá e reserve.

Junte todos os ingredientes em um bowl e bata com um batedor de arame, até obter um creme liso e consistente.

Coloque em um recipiente com tampa e leve ao refrigerador por 2 a 3 horas, para que os aromas do chá defumado sejam incorporados ao sour cream.

 

Modo de preparo do sunomono:

Coloque as fatias de pepino e o sal em uma peneira. Misture e deixe escorrer por 30 minutos na geladeira.

Em uma panela, adicione o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver todo o açúcar. Deixe esfriar.

Misture todos os ingredientes em um recipiente e leve para gelar por 2 horas.

 

Montagem do canapé:

Corte o pão em pedaços de 2x2cm, passe manteiga ou azeite e leve ao forno a 180°C, por 10 a 15 minutos, ou até que esteja tostado ao seu gosto.

Pegue um pedaço do pão tostado ou uma torrada, passe uma camada de sour cream defumado e coloque duas fatias de sunomono por cima.

Para harmonizar, faça uma infusão do chá verde Shincha da Yamamotoyama. Se preferir, faça um copo de chá gelado do chá preto blend Valentine da Hyson Teas.

 


Risotto de pera com gorgonzola e chá preto defumado
 

(Divulgação/Chá Dō)

Ingredientes Risotto:

140g de arroz arbóreo

150g de gorgonzola

90g de queijo parmesão

12g de Chá Preto Defumado do Sítio Shimada

2 peras firmes de tamanho médio

90g de manteiga

Azeite

½ cebola média

400ml de caldo de legumes

100ml de vinho branco

Pimenta do reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo:

Corte as duas peras em cubos pequenos e coloque na panela de pressão, ligada em fogo alto, com um fio de azeite. Doure bem, retire da panela e reserve.

Na mesma panela de pressão, coloque mais um fio de azeite e refogue a cebola cortada em cubos até murchar. Adicione o arroz arbóreo, o vinho branco e refogue até que o vinho seque. Acrescente o caldo de legumes e feche a panela de pressão. Cozinhe por 4 a 5 minutos após pegar pressão.

Moa o chá preto defumado, utilizando um pilão ou um processador.

Libere rapidamente a pressão e abra a panela. Adicione as peras, o queijo gorgonzola despedaçado e o parmesão ralado. Misture até que os queijos estejam derretidos. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e o chá preto defumado moído (em pó). Misture vigorosamente para trazer a cremosidade ao risoto e sirva imediatamente.

 


 Panna Cotta ao blend de chá preto Crème Brûlée

 

(Divulgação/Chá Dō)

Ingredientes da panna cotta:

490g de creme de leite fresco

70g de açúcar

245ml de leite integral

10g de gelatina em pó sem sabor

2 colheres de chá de essência de baunilha

1 colher de chá cheia de emulsificante (aproximadamente 15g)

 

Ingredientes da calda:

300ml de água

15g de blend de chá preto Crème Brûlée

75g de açúcar

 

Modo de preparo da panna cotta:

Em uma tigela bem pequena, polvilhe a gelatina sobre parte do leite e deixe repousar por cerca de 1 minuto para hidratar.

Leve o creme de leite fresco, o restante do leite e o açúcar para ferver em fogo médio para alto em uma panela grande, mexendo sempre.

Adicione um pouco da mistura quente da panela na tigela com a gelatina. Mexa bem para dissolver a gelatina e retorne para a panela grande.

Retire a panela do fogo e adicione a essência de baunilha. É muito importante sempre adicionar a essência após retirar a panela do fogo, assim o aroma da baunilha fica mais presente no creme.

Caso a gelatina não tenha sido totalmente dissolvida, retorne à panela ao fogão e aqueça suavemente em fogo baixo, mexendo sempre. É importante não deixar a mistura ferver.

Distribua a mistura em forminhas de silicone para cupcakes e leve para a geladeira por, no mínimo, de 3 a 4 horas. Se você for utilizar forminhas de alumínio, unte com óleo alimentício, de preferência de soja, pois não transfere sabor.

 

Modo de preparo da calda:

Aqueça a água a 90°C e coloque as folhas de chá em infusão por 15 minutos. Coe.

Em uma panela, adicione o chá já infusionado e o açúcar. Ligue o fogo alto e deixe levantar a fervura. Mantenha no fogo até que a calda tenha uma textura de xarope, por cerca de 15 minutos (pode variar dependendo do diâmetro e material da panela).

Retire do fogo e deixe a calda esfriar um pouco.

Transfira para um pote refratário com tampa e leve à geladeira até ficar bem gelada.

Para servir, use a calda gelada. Isso faz toda a diferença! Você também pode fazê-la com um dia de antecedência, para que os sabores estejam mais presentes. Esta calda dura até 15 dias na geladeira.

 

Montagem:

Desenforme a panna cotta com cuidado, para não quebrar.

Coloque duas colheres de sopa da calda por cima e desfrute desta delicada sobremesa refrescante!

Neste caso, após bater por 3 a 5 minutos, leve ao freezer por 1 hora. Depois, bata novamente por mais 3 minutos e deixe no freezer por 8 a 12 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados