Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Meditação: apenas 5 minutos fazem a diferença

 WW VigilantesdoPeso, líder no segmento de wellness, explica os efeitos da prática no dia a dia
 

Saúde mental é um assunto que ganhou grande relevância nos últimos anos, principalmente com a situação da pandemia. Prova disso é que, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, em 2021, 75% dos brasileiros estão preocupados com ela. O levantamento revelou ainda que oito em cada 10 entrevistados acreditam que a saúde mental é tão importante quanto a física. A meditação, prática milenar que engloba relaxamento corporal, proporcionando calma e tranquilidade física e mental, é uma ótima alternativa para quem busca este equilíbrio.

Para celebrar o Dia Mundial da Meditação, comemorado no último dia 21 de maio, a WW Vigilantes do Peso levantou algumas informações e dicas para esclarecer dúvidas e auxiliar na prática da atividade. Meditar é um exercício de concentração que visa equilibrar as emoções, oferecendo novas formas de lidar com estresse físico e psicológico. 

A prática auxilia na regulação do sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento, e pode ser definida como um estado de profunda tranquilidade e maior consciência, ajudando a focar a atenção, relaxar a mente e equilibrar o humor. Além disso, diminui a presença do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão e atuando na concentração, contribuindo para a melhora do sono e bem-estar em geral. 

Mesmo tendo uma rotina agitada, há vários exercícios curtos e simples que podem ser introduzidos mais facilmente. Com apenas 5 minutos diários de concentração em você mesmo e na sua respiração, já é possível sentir a diferença. Embora possa parecer pouco, este tempo é suficiente para se sentir relaxado, em paz e focado, mesmo que seja sua primeira vez.

Por ajudar na concentração e no equilíbrio de emoções, a prática pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar em metas de perda de peso e bem-estar. Se você tem a tendência de comer por questões emocionais, como tristeza, ansiedade ou por impulso, fazer um exercício de respiração pode facilitar a quebra desses padrões, mantendo a escolha consciente de cuidar melhor de você.

Outro ponto importante é que não há certo ou errado. A meditação é um exercício muito pessoal, que depende do perfil do praticante e de seu dia-a-dia. Existem centenas de estilos diferentes. Não existe uma técnica que seja a melhor. Por isso, para conseguir alcançar os resultados desejados, vale experimentar alguns tipos e ver qual deles é mais efetivo para que você se conecte com seu eu interior. Confira alguns estilos efetivos para você explorar e adaptar a suas necessidades.


1. Meditação Mindfulness
Definida como “prestar atenção, intencionalmente, no momento presente”. A prática envolve fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração, nos sons à sua volta e em qualquer sensação que experimentar. Essa meditação propõe simplesmente observar seu estado presente, ao invés de mudar como você se sente, o que está pensando ou fazendo. É indicada para quem busca estabelecer pensamentos claros e reduzir ansiedade e depressão.


2. Meditação Transcendental Automática

Consiste em repetir mentalmente um mantra (geralmente em Sânscrito) várias vezes. A palavra “mantra” significa “ferramenta da mente” e é baseada na ideia de que a repetição substitui gradualmente outras vozes na sua mente. É ideal para aqueles que desejam relaxar ou focar em uma determinada tarefa.


3. Meditação Bondade-Amorosa ou Metta 

Como o nome sugere, essa técnica envolve repetir mentalmente frases amorosas direcionadas a você mesmo ou a outros, para trazer mais compaixão a sua vida. A ideia é se sentir mais positivo sobre você e as outras pessoas, praticando a autocompaixão, além de cultivar empatia, aprimorar as habilidades interpessoais e melhorar a conexão com outras pessoas.

No Blog da WW Vigilantes do Peso, você encontra mais dicas sobre o tema, além de um exercício de meditação de apenas 3 minutos. Vale a pena conferir, aqui!

 

WW VigilantesdoPeso

https://www.ww.com/br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados