O mercado de trabalho muda constantemente e, em
alta velocidade. Ficar estagnado e relutante a essas atualizações é fatal tanto
para os negócios, quanto para os profissionais, pois esse processo acaba
impedindo o sucesso da empresa e, ao mesmo tempo, a conquista de cargos mais
elevados. Na busca permanente pela reinvenção das carreiras, o lifelong
learning é a estratégia certeira para um futuro promissor frente
aos concorrentes.
A educação contínua, quando traduzida, veio à tona
em meio à nova dinâmica empresarial sentida nos últimos anos, principalmente
impulsionada pela pandemia. Muito além do que valorizar apenas um diploma,
mestrado ou qualquer outra formação, defende a necessidade urgente em nos
mantermos atualizados em nossas áreas de atuação, buscando cursos
complementares ou quaisquer outras fontes de ensino como estímulo à capacitação
constante.
Motivos não faltam para compreender tal conceito.
Em um estudo conduzido pelo Itaú Educação e Trabalho, juntamente com empresas
parceiras, 66% dos entrevistados acreditam que a falta de qualificação é o
principal entrave para a contratação de jovens no Brasil. Caso esse despreparo
permaneça, o país terá 5,7 milhões de vagas sem funcionários com competência
para preenchê-las até 2030.
Independentemente do segmento de atuação, o
protagonismo profissional depende, inegavelmente, de um aprendizado constante.
Temos que nos manter atualizados sobre as principais tendências, novidades e
perspectivas do mercado a todo momento – tanto para permanecermos empregados
diante de tamanha competitividade, quanto para alavancarmos e conquistarmos
cada vez melhores posições.
Em uma comparação, de nada adianta um vendedor
bater suas metas mensalmente, se não aprender as soft skills, ou
habilidades comportamentais necessárias para assumir cargos de maior
responsabilidade e ser capaz de gerir seus times, motivá-los para obterem
melhores resultados, e acompanhar os processos periodicamente para analisar o
que pode ser aperfeiçoado.
Para as empresas, as vantagens também são
incontestáveis – afinal, o sucesso de qualquer companhia depende de profissionais
preparados e qualificados. Quanto maior for o conhecimento técnico e
comportamental dos times, melhores serão os resultados obtidos à curto e longo
prazo, elevando o potencial do negócio e seu destaque corporativo. Quando
combinados, esses fatores também favorecerão sua imagem no mercado, permitindo
uma retenção e atração de talentos altamente eficientes e valorizados.
O estímulo ao lifelong learning deve ser conjunto,
partindo tanto dos próprios profissionais quanto das empresas. Ao iniciar essa
busca, é importante ter consciência de que não existe um canal específico para
adquirir este estudo contínuo. Seja por meio de um livro, podcast, vídeo aula
ou qualquer outro recurso, não faltam opções disponíveis neste mercado
globalizado. Cada um possui seu próprio estilo e preferências, os quais devem
ser levados em consideração ao escolher seu método de aprendizado. A
curiosidade é, sem dúvida, o principal motor para o desenvolvimento
profissional.
Devemos beber de amplas fontes de conhecimento
diariamente. Apenas assim, teremos profissionais antenados e atualizados frente
às constantes mudanças e exigências do mercado, permitindo que as companhias
cresçam e prosperem de forma contínua.
Jordano Rischter - sócio da Wide, consultoria
boutique de recrutamento e seleção.
Wide
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