Pesquisar no Blog

terça-feira, 3 de maio de 2022

Invertendo os papéis: a importância do cuidado dos filhos com as mães na terceira idade

O dia das mães é um lembrete sobre a importância da figura materna nas nossas vidas, no qual buscamos formas de retribuir todo o carinho e afeto que elas nos deram ao longo dos anos, seja uma mãe de sangue ou do coração.  

Para aquelas que já chegaram na chamada melhor idade, além de carinho, elas também precisam receber uma atenção maior quanto aos cuidados com a saúde. Depois de uma certa idade, cabe aos filhos inverterem os papéis e serem os responsáveis por dar todo o suporte necessário para que as mães tenham uma boa qualidade de vida.  

Além das visitas frequentes aos médicos e os check ups anuais, algumas delas passam a demandar um acompanhamento maior na terceira idade, dependendo do estado de saúde. Sabendo do ritmo atual, em que muitos filhos passam longas horas trabalhando, ou estão no período de construir sua nova família e cuidar dos novos integrantes, como filhos e esposa(o), nem sempre será possível desprender esse cuidado mais de perto e frequentemente com elas.  

Para se assegurar que a mãe receberá toda a atenção com a saúde que ela necessita neste momento de vida, existem duas opções: as casas de repouso de longa estadia e o cuidado profissional domiciliar personalizado.  

Diferente do primeiro, em que é necessário um deslocamento e adaptação a um novo ambiente, o segundo tipo de serviço tem a vantagem de oferecer toda a atenção e suporte necessário dentro de casa, no conforto do lar em que ela já está acostumada a viver. Isso traz mais segurança para ela e, possivelmente, mais abertura para que o profissional contratado possa exercer os procedimentos necessários para manter a saúde dela em dia.  

Além de trazer maior tranquilidade para os filhos ao saberem que sua mãe está recebendo toda atenção e cuidado que necessita nessa idade, facilita a aceitação desse acompanhamento por parte dela, já que não haverá uma mudança abrupta em sua rotina, apenas a inserção de uma pessoa profissional e com um cuidado humanizado para acompanhá-la.  

Dessa forma, os filhos poderão contribuir para uma maior longevidade das mães, e acompanhar em tempo real como elas estão, uma vez que essa profissional estará sempre em contato com eles. Pode ser impactante pensar que sua mãe já precisa desse tipo de atenção e serviço, mas como a maioria delas mesmo dizem: é melhor prevenir, do que remediar. Com um atendimento de perto, é possível evitar uma série de complicações, e aumentar a probabilidade de passarem muitos outros Dia das Mães juntos, celebrando a vida e trocando afetos.

 


Daniela Jones - CEO do Grupo Said, empresa que oferece serviço domiciliar especializado no cuidado de idosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados