Cada brasileiro gastou em média R$ 16,21 por refeição, significando uma alta de 12% em relação a 2020
Os hábitos de consumo alimentar das famílias
brasileiras não são os mesmos há algum tempo. A pandemia mostrou, que a
alimentação fora de casa faz parte da rotina das pessoas. Em contrapartida o
home office impulsionou o delivery que favoreceu o setor de foodservice.
Pesquisa levantada pelo IFB (Instituto Food Service Brasil) / CREST mostrou que
os gastos com comida fora de casa representaram R$164,4 bilhões em 2021. Cada
brasileiro gastou em média R$ 16,21 por refeição, significando uma alta de 12%
em relação a 2020.
Gastos com jantares e almoços em redes de
restaurantes como Madero, Outback e Applebees, por exemplo, representaram 35%
de alta se comparado ao ano anterior. Já as padarias aparecem na pesquisa com
apenas 3% dos gastos em 2021. O período com maior fluxo de pedidos foi nos fins
de semana, com 16% de aumento nas vendas.
Projeções
A pesquisa prevê ainda três cenários para 2022, o
mais otimista espera que haja um crescimento no PIB do setor de foodservice de
1,3% quando comparado a 2020, além de aumento na circulação dos restaurantes em
10% se comparado ao ano anterior.
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