Um
estudo realizado pela mestre em educação e diretora pedagógica da Escola Teia
Multicultural, Georgya Correa, é que está em análise na Logos University
International (UniLogos), revelou a relação complementar entre a Aprendizagem
Baseada em Projetos (ABP), que visa a interdisciplinaridade e os conhecimentos
da Neuropsicopedagogia como forma de possibilitar ao educando uma aprendizagem
efetiva, significativa e prazerosa, integrando os aspectos cognitivo e
criativo, afetivo e motor, resultando em uma educação integral.pixabay
De acordo com a autora, para a realização do estudo foi utilizado ponto de partida os pensadores da educação como Piaget, Vigotsky e Wallon e os mais recentes estudos que apontam a ABP como uma possibilidade de uma aprendizagem significativa.
“Nessa abordagem o estudante é coautor do seu processo de aquisição de
conhecimento, em união aos estudos realizados pela Neuropsicopedagogia, onde é
possível uma compreensão mais profunda e científica sobre o desenvolvimento
cognitivo do ser humano”, diz trecho do estudo.
Durante o estudo foi utilizada como referência a aprendizagem escolar realizada
por projetos da perspectiva da Teia Multicultural, uma escola inovadora e de
educação integral, que coloca em prática a maioria dos conceitos estudados
durante a pesquisa.
Conforme Georgya, “vemos na prática da ABP os conceitos apresentados nos
estudos da Neuropsicopedagogia estão sistematizados, bastando apenas que sejam
reconhecidos à luz dela ou da Ciência Cognitiva pelos educadores responsáveis
pela condução do processo de ensino aprendizagem”.
A partir dos estudos realizados, a mestre em educação concluiu que “é positiva
a parceria entre a proposta da Aprendizagem Baseada em Projetos, com suas
características práticas e sua forma de sistematização com a aplicação dos
conhecimentos teóricos científicos abordados pela Neurociência Cognitiva ou a
Neuropsicopedagogia, para resultar em uma aprendizagem integral, que tem o
olhar para o aprendente em todos os seus aspectos – cognitivo, afetivo e motor,
tornando-a mais efetiva, significativa, interessante e motivadora para o
aluno”, finalizou.
Georgya Correa -
fundadora, idealizadora e diretora pedagógica da Escola Teia Multicultural e
cofundadora e diretora pedagógica da Edtech Asas Educação. Teve sua primeira
formação como atriz de: teatro, televisão e rádio, atuou como assistente de
direção, coreógrafa e cenografa. Realizou trabalhos para o setor de RH
desenvolvendo treinamentos de equipes através do lúdico. Se formou em pedagogia
(São Camilo), fez extensão em neurociência (PUC), mestrado lato sensu em
neuropsicopedagogia (UCAMPROMINAS), mestrado strictu sensu em currículo (PUC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário