Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Estudo revela como Aprendizagem Baseada em Projetos e Neuropsicopedagogia podem caminhar juntas na aprendizagem


pixabay
Um estudo realizado pela mestre em educação e diretora pedagógica da Escola Teia Multicultural, Georgya Correa, é que está em análise na Logos University International (UniLogos), revelou a relação complementar entre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que visa a interdisciplinaridade e os conhecimentos da Neuropsicopedagogia como forma de possibilitar ao educando uma aprendizagem efetiva, significativa e prazerosa, integrando os aspectos cognitivo e criativo, afetivo e motor, resultando em uma educação integral.

De acordo com a autora, para a realização do estudo foi utilizado ponto de partida os pensadores da educação como Piaget, Vigotsky e Wallon e os mais recentes estudos que apontam a ABP como uma possibilidade de uma aprendizagem significativa.

“Nessa abordagem o estudante é coautor do seu processo de aquisição de conhecimento, em união aos estudos realizados pela Neuropsicopedagogia, onde é possível uma compreensão mais profunda e científica sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano”, diz trecho do estudo.

Durante o estudo foi utilizada como referência a aprendizagem escolar realizada por projetos da perspectiva da Teia Multicultural, uma escola inovadora e de educação integral, que coloca em prática a maioria dos conceitos estudados durante a pesquisa.

Conforme Georgya, “vemos na prática da ABP os conceitos apresentados nos estudos da Neuropsicopedagogia estão sistematizados, bastando apenas que sejam reconhecidos à luz dela ou da Ciência Cognitiva pelos educadores responsáveis pela condução do processo de ensino aprendizagem”.

A partir dos estudos realizados, a mestre em educação concluiu que “é positiva a parceria entre a proposta da Aprendizagem Baseada em Projetos, com suas características práticas e sua forma de sistematização com a aplicação dos conhecimentos teóricos científicos abordados pela Neurociência Cognitiva ou a Neuropsicopedagogia, para resultar em uma aprendizagem integral, que tem o olhar para o aprendente em todos os seus aspectos – cognitivo, afetivo e motor, tornando-a mais efetiva, significativa, interessante e motivadora para o aluno”, finalizou.


Georgya Correa - fundadora, idealizadora e diretora pedagógica da Escola Teia Multicultural e cofundadora e diretora pedagógica da Edtech Asas Educação. Teve sua primeira formação como atriz de: teatro, televisão e rádio, atuou como assistente de direção, coreógrafa e cenografa. Realizou trabalhos para o setor de RH desenvolvendo treinamentos de equipes através do lúdico. Se formou em pedagogia (São Camilo), fez extensão em neurociência (PUC), mestrado lato sensu em neuropsicopedagogia (UCAMPROMINAS), mestrado strictu sensu em currículo (PUC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados