LinkQ Covid-19 revela ainda que a maioria do brasileiros mudou hábitos de consumo e permanece evitando aglomerações após a vacinação
A
pandemia Covid-19 trouxe impactos sem precedentes para os consumidores e
as marcas em todo o mundo, acarretando mudanças de comportamento e de consumo
que devem ser mantidas no pós-pandemia. O estudo LinkQ Covid-19 da Kantar,
líder global em dados, insights e consultoria, realizado em
março deste ano, ouviu 3.400 lares brasileiros com a finalidade de mensurar a
correlação do avanço da vacinação e os novos hábitos de consumo adquirido
nesses dois anos.
Quase
todas as pessoas (90%) ouvidas declararam que ao menos um membro da família
tomou pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e 35% afirmaram que ao menos
um integrante do domicílio teve a doença nos últimos 3 meses. Destes, 10%
disseram que todos do lar foram contaminados. A maior concentração das
contaminações de pelo menos um integrante do domicílio no primeiro trimestre
deste ano se deu nas regiões Norte e Nordeste (31%) e em donas de casa de 40 a
49 anos (27%), em todas as classes sociais.
O
relatório revelou ainda que, mesmo após a vacinação, 61% ainda sentem medo de
contrair a doença e saem apenas para atividades essenciais, como trabalho,
escola, médicos e mercado. Quase metade da população (47%) relata que mudou o
comportamento de consumo de alimentos dentro do lar durante a pandemia e 53%
alteraram os hábitos de alimentação fora do lar.
Quase
metade dos brasileiros se mostraram otimistas com a proximidade do fim da
pandemia: 46% acreditam que ela esteja perto do fim e que tudo voltará a ser
como antes, mas para 57% as mudanças que vieram com a crise sanitária
devem permanecer com o término dela. A maioria dos entrevistados (60%) teve a
vida financeira afetada negativamente em algum momento da pandemia, enquanto
apenas 22% não foram impactados diretamente em termos financeiros e/ou
profissionais durante esses dois anos. Os 10%
restantes declaram-se neutros.
O
LinkQ Covid-19 ouviu 3.400 lares brasileiros de todas as regiões e classes
sociais do país durante o mês de março deste ano. A amostra representa 58
milhões de lares do Brasil.
Kantar
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