Coordenador pedagógico explica como as
escolas devem se adaptar e como a educação se beneficia com essa nova realidade
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Plataformas de aprendizagem online são caminhos cada vez mais adotados por diretrizes educacionais e têm sido bem projetadas com tecnologias que aplicam a inteligência artificial na educação. De acordo com um levantamento da CNI, Confederação Nacional da Indústria, 50% das escolas públicas e privadas do Brasil, até 2030, terão tecnologias com tutores inteligentes, gamificação, robótica e learning analytics. O estudo foi feito com o objetivo de identificar as tendências mundiais em tecnologias baseadas em Inteligência Artificial para a Educação no período de 2017 a 2030.
“As escolas que já passaram por reformulação em suas salas de aula por meio das novas tecnologias foram as primeiras a se adequarem com as exigências do século XXI, possibilitando a criação de planos e atividades que mudam a relação educacional através da inovação, suprindo as necessidades dos alunos e dos professores que, por sua vez, tornam-se mais produtivos e reinventam o ambiente das escolas”, explica Rodrigo Berghahn, coordenador nacional da Minds Idiomas.
A inovação, dentro desse contexto, cria para os alunos um novo jeito de estudar. E para os professores e instituições, a automação de processos da jornada escolar simplifica a troca de informação no dia a dia e mantém a aprendizagem mais ágil e eficiente. A Inteligência Artificial se torna protagonista no ambiente virtual de ensino, sanando dúvidas e desenvolvendo performances.
Quando se trata da educação bilíngue, as escolas são consideradas ultrapassadas por não entregarem um ensino de qualidade, fazendo com que haja uma procura maior por cursos independentes. Uma pesquisa realizada pela British Council (Instituição pública do Reino Unido) apurou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês e somente 1% da população possui fluência na língua. A porcentagem se torna ainda mais impactante quando analisamos os números. Em um país de dimensões continentais e que possui cerca de 210 milhões de habitantes, há apenas, aproximadamente, 105 mil pessoas capacitadas de modo completo para se comunicarem em Inglês.
“Umas das principais vantagens do ensino ligado à tecnologia e, por conseguinte, à Inteligência Artificial é a capacidade de adaptação e de absorção do conteúdo, ajudando no desenvolvimento do ensino por vias mais didáticas e identificando dificuldades que os alunos possam ter no estudo em sua individualidade”, conclui Berghahn.
Escolas que possuem recurso digital no
seu ensino tendem a estimular o aprendizado, personalizar o ensino e criar
novas possibilidades para dentro da sala de aula. Na Minds Idiomas é encontrada
uma metodologia com auxílio de lousa digital que faz com que crianças e jovens
consigam aprender o idioma de forma mais prática e dinâmica. Dessa forma, o corpo
pedagógico consegue seu objetivo de ensino e os alunos se adequam à nova
realidade virtual. Ensino sem o uso da tecnologia ou com metodologias
antiquadas tendem a ter mais dificuldade de identificar uma criança/pessoa com
dislexia ou autismo, por exemplo.
Minds Idiomas
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