Vivian Rio Stella,
especialista em comunicação corporativa e fundadora da consultoria VRS Academy,
enumera as principais mudanças que transformaram o meio empresarial
Você já parou para pensar em como seu jeito de se
comunicar no trabalho mudou nos últimos tempos? Tanto gestores quanto
colaboradores transformaram a maneira de trocar informações, seja pessoalmente
ou por ferramentas digitais.
A consultoria VRS Academy, que participou desse
processo através de treinamentos e cursos de comunicação para mais de 100
empresas, completa 9 anos de existência em maio de 2022. Para fazer um balanço
do que aconteceu nesse tempo, a fundadora Vivian Rio Stella relacionou as 9 principais
mudanças da comunicação empresarial nos últimos 9 anos:
1 – Crescimento do trabalho remoto ou híbrido
O avanço das tecnologias de comunicação
possibilitou o crescimento dos modelos remotos e híbridos de gestão. “Até
poucos anos atrás, era necessário passar o tempo todo em um posto físico, com
horários definidos. Nos últimos anos, houve a ampliação de uma cultura de
gestão híbrida e remota”, avalia a especialista em comunicação.
2 – Maior uso de ferramentas online de comunicação
“A comunicação entre a equipe se limitava a
telefone, e-mail e reuniões presenciais, enquanto hoje há uma proliferação
imensa de ferramentas de gestão remota, que já existiam, mas não eram tão
utilizadas, como Mondays, Teams, Slack, Evernote e WhatsApp”, enumera Vivian.
3 – Reuniões remotas
Como as equipes passaram a dominar o uso de
ferramentas digitais de comunicação, é cada vez mais comum a realização de
reuniões remotas, sem que gestores e colaboradores precisem se locomover para
um único local. “Se antes era uma loucura encontrar uma sala física para a
reunião, hoje a loucura está em encontrar um horário na agenda para as reuniões
remotas”, brinca a empresária.
4 – Corresponsabilidade
“Esse modo diferente de gerir as empresas impactou
nas competências demandadas, nos temas e nos formatos dos cursos que são
solicitados para nós. Nesse cenário, as corporações saíram do modelo de gestão
de controle de presença, horários e tarefas para um modelo de mais colaboração,
corresponsabilidade e autonomia, em que o tema de cultura de aprendizagem tem
mais espaço”.
5 – Cultura de aprendizagem
As organizações passaram a valorizar mais a cultura
de aprendizagem e o conceito de lifelong learning, que ressalta a
importância do aprendizado contínuo. Além da demanda por aperfeiçoar as
técnicas de comunicação, há um interesse genuíno de absorver melhor as
informações. “As empresas têm valorizado mais os temas de humanização, empatia,
escuta, o que consequentemente possibilitou que incluíssemos mais repertórios
sobre ‘aprender a aprender’, que já faziam parte da nossa cultura
organizacional”, explica Vivian. “O público está mais participativo, há uma
maior cultura de aprendizagem. Por isso, temos adesão quando enviamos material
prévio para leitura antes dos cursos e treinamentos. Depois dos eventos,
enviamos materiais completos, com informações e dicas práticas”.
6 – Dinamismo
Esse maior interesse no aprendizado mudou a
percepção de muitos gestores e colaboradores, que estão mais receptivos a
treinamentos dinâmicos. “Nós da VRS sempre apostamos em formatos mais
criativos, que não se limitam à exposição dos conteúdos, mas nos últimos anos
tivemos mais espaço para incluir as inovações em cursos e treinamentos.
Fomentamos diálogo e colaboração com rodas de conversa, vivências e ferramentas
como Team Building, jogos interativos e clubes de leitura. Podemos utilizar
referências anedóticas mais lúdicas, como gifs e memes”.
7 – Vozes diversas nas redes sociais
Segundo a especialista, as redes sociais também
ampliaram o alcance da comunicação de gestores e colaboradores. “Houve um sair
de dentro dos muros da empresa para expor suas mensagens fora. Isto é, há mais
vozes diversas atuando dentro e fora das corporações, entre porta-vozes de
marcas, multiplicadores e influenciadores internos. Assim, também foi gerado um
aumento nos podcasts de empresas e lives relacionadas”, explica.
8 – Diversidade e inclusão
Essa ampliação de vozes diversas e influenciadores
internos transformou o próprio quadro de recursos humanos: “Mais vozes implicam
em maior diversidade e inclusão nas organizações. Hoje, há uma preocupação
maior nas empresas em incluir a presença de etnias diversas, pessoas portadoras
de deficiência, LGBTQIA+, maior porcentagem de mulheres em cargos de
liderança... É algo que já víamos acontecer, porém de modo menos massivo”.
9 – Sustentabilidade e responsabilidade social
Outro aspecto que transformou a comunicação é a
maior responsabilidade social e ambiental por parte das empresas. “Hoje, as
organizações não se limitam à reciclagem de resíduos, e podemos aliar nossos
eventos à doação de mudas de plantas e ações sociais, por exemplo. É uma
preocupação que sempre tivemos como pequena empresa, e agora percebemos um
olhar mais atento presente também nas grandes corporações”, conclui Vivian.
Vivian Rio Stella - Doutora em
linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em
comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da
Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais
didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria
migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora, até que montou a
VRS Academy. Ao longo dessa trajetória, Vivian já realizou palestras, workshops
e consultorias a mais de 100 empresas, dos mais variados portes.
VRS Academy
www.instagram.com/vrs_academy/
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