Segundo Commerce
Data da Criteo, a proximidade entre os feriados e o Carnaval fora de época
resultou em um aumento de quase 50% em vendas nas lojas
O Carnaval de 2022 foi atípico, dividido em duas
partes: os blocos de rua que comemoravam a tradicional data em fevereiro e as
escolas de samba que desfilaram em abril. A nova data foi atrelada ao feriado
de Tiradentes, em 21 de abril, e marcou o retorno dos foliões ao sambódromo. A
Criteo, líder global em Commerce Media, analisou os padrões de consumo em abril
e apontou o crescimento das vendas no varejo.
Os dados da Criteo constataram que as vendas
aumentaram de 21 para 22 de abril, movimento contrário ao que geralmente se
observa entre quintas e sextas-feiras. Normalmente, as vendas tendem a cair
nesses dois dias, e o principal fator que pode ter contribuído para essa
mudança são as vendas de última hora para o fim de semana de Carnaval.
As lojas de departamentos, em especial, foram
beneficiadas pelos compradores de última hora, com aumento de 48% nas vendas na
segunda semana de abril, que antecedeu a Páscoa e o feriado de Tiradentes.
Cosméticos e fantasias tiveram pico de vendas
Uma tendência observada pela Criteo foi o aumento
das vendas de fantasias e cosméticos no final de março, atingindo o pico em
abril. Em comparação com os dados registrados no final de março de 2022, os
figurinos tiveram um aumento de 63% nas vendas no varejo, seguido por um
aumento de 43% na semana seguinte.
De forma similar, os cosméticos também tiveram um
aumento no início de abril, registrando 25% a mais que nas duas semanas
anteriores. Os dados apontam que, poucos dias antes do Carnaval de abril, houve
um aumento de 19% nas vendas.
As vendas de artigos para festas começaram a
crescer em abril, atingindo o pico dez dias antes do Carnaval, com um
crescimento de 69%.
"Os consumidores estavam prontos para
participar e comemorar as festividades de Carnaval depois de um hiato devido ao
Covid nos últimos dois anos. Nossos dados de Commerce Data destacam que o
mercado está trabalhando para uma recuperação e os varejistas estão vendo
efeitos positivos. Com essas tendências de crescimento, podemos ver que o
Carnaval, mesmo atípico neste período do ano, ainda é algo que movimenta uma
parcela significativa das vendas do varejo, que sai fortalecida deste
feriado", destaca Tiago Cardoso, Diretor Geral para América Latina da
Criteo.
Viagens e artigos esportivos também cresceram no
Carnaval 2.0
Além das compras relacionadas ao Carnaval, os dados
da Criteo também mostraram um aumento nas vendas de artigos esportivos durante
o feriado de Tiradentes, com alta de 33% no início de abril em relação às duas
semanas anteriores. As reservas de viagens começaram a aumentar no final de
março, atingindo o pico cerca de uma semana antes do Carnaval, pouco antes da
Páscoa. Especificamente, as reservas aumentaram 18%, com o tráfego aumentando
27% em relação às duas semanas anteriores.
“A combinação do Carnaval com um feriado que já
tinha potencial para aumentar o número de viagens deixou claro que os
consumidores estão retomando seus hábitos, tanto em termos de consumo quanto de
viagens. É importante observar como o varejo se comportará nos próximos meses,
sobretudo à medida que os consumidores retomam às suas rotinas
pré-pandemia", acrescenta Tiago Cardoso.
Criteo
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