O mundo e a tecnologia
mudam rapidamente. O celular, por exemplo, chegou ao Brasil em 1990 e 30 anos
depois o país tem mais aparelhos do que habitantes - são 234 milhões de smartphones para 214,6
milhões de brasileiros. As pessoas e as empresas se adaptaram rapidamente a
esta tecnologia e é, de fato, isto que deve ocorrer com as inovações
tecnológicas que surgem a cada dia. É imperativo que organizações estejam a par
das novidades e para isso demandam um líder visionário, que as guiará para o
desenvolvimento.
Mas quais são as
características ideais dos líderes ou CEOs das empresas do futuro? Muitas
diretorias e conselhos já têm em mente o que desejam para esta posição, porém,
com as mudanças no mercado e avanço da tecnologia, outras habilidades e
qualidades são necessárias. Buscar o mesmo perfil de anos atrás pode limitar a
empresa e acarretar na perda de oportunidades. Pensando nisso, é possível
mapear cinco características a serem buscadas, baseadas em um artigo da Marshal Goldsmith Stakeholder Centered
Coaching.
1 - Mentalidade global
O termo “globalização”
começou a ser usado em meados de 1980 e se antes era possível que empresas
focassem apenas na região ou no país em que estão instalados, hoje não há cercas.
Pouco mais de 40 anos depois, os negócios estão cada vez mais globais e é comum
que compradores ou fornecedores estejam muito além das fronteiras territoriais.
A mentalidade dos líderes ou CEOs deve acompanhar os novos tempos. Cada vez
mais será exigido dos futuros líderes experiências internacionais, vivências
que serão importantes para entender como funciona o comércio entre vários
países e podem ajudar as organizações a obterem vantagem competitiva.
2 - Compreensão da
diversidade
Quando falamos apenas no
Brasil já nos deparamos com uma imensa variedade cultural interna. Imagine,
então, quantas diferenças encontramos quando falamos em diversas
nacionalidades? É importante ter em mente que estratégias motivacionais que
funcionam em uma cultura podem ser ofensivas em outra. Há pessoas com origens
diferentes, culturas, religiões e hábitos diversos dos nossos. Ao tempo que
alguns adotam um ambiente de trabalho mais informal, outras preferem a
formalidade e o tratamento de superiores pelo sobrenome. Os líderes de amanhã
serão pessoas empáticas, com capacidade de compreender, apreciar e motivar
colegas que vêm de origens diversas – e serão muito valorizados por isso.
3 - Aproveitar as novas
tecnologias
Entender de tecnologia é
vital. Durante a pandemia, foi possível observar que as pessoas que dominavam
as tecnologias do mundo virtual se sobressaíram no ambiente corporativo.
Compreender as inovações e avanços tecnológicos se tornará uma expertise cada
vez mais necessária e esperada dos futuros líderes. Quanto mais jovem for
a liderança, mais deste conhecimento será cobrado. O líder avaliará as
novidades do mercado e saberá quais irão agregar na rotina da empresa.
4 - Saber trabalhar com
parcerias
Firmar parcerias é
essencial para o futuro. Organizações que raramente colaboravam com outras no
passado tiveram que repensar suas atitudes a partir da globalização. Se torna
cada vez mais imprescindível a capacidade de negociar de um líder, num momento
em que muitas empresas se reestruturam para se tornarem mais competitivas e
também enxugam os quadros para terceirizar atividades não essenciais. As
relações se tornam complexas e é preciso ter habilidade para gerenciar redes de
relacionamentos. Hoje, os papéis de cada organização não têm uma delimitação tão
clara. Uma mesma empresa pode atuar em vários segmentos, podendo ser ao mesmo
tempo cliente, fornecedor, parceiro ou concorrente.
5 – Ser ouvinte
No futuro, não apenas as chefias serão
diferentes, mas também os funcionários. As relações no ambiente corporativo
serão mais espontâneas e menos hierarquizadas. Por isso, é preciso um líder que
tenha perfil menos rígido e autoritário e saiba conduzir os funcionários
criando alianças, escutando sugestões e entendendo seus problemas.
Carolina Valle Schrubbe - especialista
em desenvolvimento de líderes e Sócia-proprietária da Quare Desenvolvimento
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