Como a aprendizagem baseada em projetos se relaciona com a Educação no Novo Milênio?
O project based
learning (aprendizagem baseada em projetos) relaciona a construção do
conhecimento à investigação e à proposta de soluções para situações reais.
Abordagem pedagógica que se relaciona com a educação no novo milênio, ela tem
como ponto de partida uma questão inicial feita aos estudantes, desafiando-os a
se envolverem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por
recursos e aplicação prática até chegarem a uma solução ou produto final. A
equipe da Geekie consolidou cinco passos que podem auxiliar os educadores a
implementar a proposta dentro da sala de aula. O tema será objeto da formação
gratuita Elementos da aprendizagem baseada em projetos, que acontece em 5 de
maio, às 15 horas, e será ministrada por Christie Sototuka, designer pedagógica
da Geekie.
A aprendizagem baseada em projetos (project based learning, PBL) aposta na construção do conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação. Na prática, apresenta aos alunos uma pergunta complexa, um desafio ou um problema; na sequência, a partir dessa questão inicial, os estudantes são convidados a se envolverem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação da informação até chegar a uma solução viável ou produto final. Nessa abordagem pedagógica, o aprender e o fazer são inseparáveis. Para contextualizar a metodologia e dividir dicas com os educadores para a aplicação da metodologia na sala de aula, a equipe pedagógica da Geekie enumerou cinco passos importantes.
Segundo Chirstie Sototuka, designer pedagógica
da Geekie, aprender com o PBL tem a ver diretamente com a exploração do
contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento. A
tecnologia permeia todas as etapas do projeto: desde a exploração do contexto
(que pode ser uma pesquisa de insumos e evidências na internet), passando pela
comunicação entre pares (já que as tecnologias permitem romper os limites do
espaço físico e do tempo), até chegar na criação do conhecimento.
“A metodologia também ganhou um reforço com
o Novo Ensino Médio e a BNCC, que colocam em evidência a formação
integral de estudantes. Para a última etapa da Educação Básica, a aprendizagem
baseada em projetos auxilia na estruturação dos itinerários formativos das
unidades curriculares”, afirma Christie.
De acordo com a especialista,
um ponto importante a ser ressaltado é que na metodologia da aprendizagem
baseada em projetos, não cabe ao professor expor todo o conteúdo para que o aluno
comece, depois, a trabalhar e nem deve haver uma “receita de bolo” que mapeie
todos os passos e já preveja os resultados finais. Ao contrário: são os
estudantes que vão em busca dos conhecimentos necessários para atingir os
objetivos propostos e definir o que será o resultado final; o educador
funciona, nesse contexto, como orientador do processo. Vale lembrar que o mesmo
projeto pode ser trabalhado por grupos diferentes de alunos – o que pode
resultar em conclusões e aprendizados completamente diferentes. Ou seja, um
processo muito rico e que respeita olhares distintos. Um ponto comum na
aprendizagem baseada em projetos é o trabalho da transdisciplinaridade,
envolvendo competências e temáticas pertencentes a várias matérias escolares.
“Algo que dialoga com as demandas por desenvolver habilidades do século XXI,
que são desenvolvidas em toda a jornada do PBL, sobretudo, autonomia,
curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal”, aponta
Christie.
O tema também será objeto da palestra gratuita Elementos
da aprendizagem baseada em projetos, que acontece em 5 de maio, às
15 horas (horário de Brasília), e será ministrada por Christie Sototuka, designer pedagógica
da Geekie. Inscrições: https://os.geeki.es/CircuitoGeekie-2022
5 PASSOS | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
#1 . Pergunta motivadora. Comece com
uma questão que não possa ser resolvida facilmente, ou seja, com uma pesquisa
rápida no Google. O assunto da aula deve ser introduzido de uma forma
instigante e o professor, durante o processo, pode averiguar o quanto os seus
alunos sabem sobre o tema. Para tornar tangível a proposta, um exemplo é a
questão: como incentivar os moradores do bairro a consumir uma alimentação mais
saudável? Com essa pergunta, os alunos podem apontar diferentes abordagens a
partir do aprofundamento do problema.
#2. Investigação. É hora de
os alunos se tornarem especialistas no assunto em questão. Eles devem ir atrás
de diversas fontes, textos, pesquisas ou mesmo entrevistas – tudo que os ajude
a entender em profundidade os temas e conceitos relacionados com a pergunta
norteadora.. Os docentes podem também propor debates, exercícios, rodas de
conversa e até experimentos que facilitem.
#3. Ideação e construção. Com base
em seus novos conhecimentos, os alunos começam um processo criativo para
imaginar, desenhar e criar suas soluções. Depois, para a construção ou
elaboração de sua solução fazem o planejamento de ações, recursos disponíveis e
responsáveis. Durante essa fase, o professor tem espaço para provocar a turma
com perguntas e dar feedback quanto ao trabalho envolvido.
Uma sugestão é abrir espaço para que os estudantes possam contatar mentores:
que podem ser familiares ou amigos que tenham expertise no tema que estão
estudando. Essa é uma forma de envolver pais, mães e responsáveis no processo
educacional e difundir a metodologia.
#4 Exposição e compartilhamento. Os
estudantes agora se preparam para a apresentação final, pensando na melhor
forma de contar sobre sua jornada de aprendizagem com o projeto, o que
aprenderam e seus desafios, da pergunta norteadora até chegar em sua solução
final. Convide as pessoas da comunidade escolar para que as soluções possam ser
divulgadas e seus reflexos possam ultrapassar ainda mais as barreiras da sala
de aula.
#5. Avaliação do aprendizado. Lembre
que o foco do projeto é no desenvolvimento das aprendizagens durante todo o
projeto, por isso, a avaliação acontece em todas as suas etapas, inclusive na
apresentação final e pode ter diversos formatos como exercícios, textos,
resumos e relatórios. Uma boa forma de ajudar na autonomia dos estudantes é
utilizar rubricas que reflitam os objetivos de aprendizagem do projeto.
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missão de transformar a educação do país.
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