O
consultor de treinamento e desenvolvimento da Galunion, Glauco Moreno, explica
como implantar medidas para espalhar gentileza, encorajar e motivar as equipes
do setor de Food ServiceFreepik
Em 13 de novembro é
comemorado o Dia Mundial da Gentileza. Para marcar este mês comemorativo,
grupos de diferentes países se reúnem para criar uma corrente de compaixão,
generosidade e para inspirar pessoas a serem mais gentis. A ação também envolve
gestos na gestão de pessoas no ramo empresarial, tornando o seu negócio um
lugar mais gentil, feliz e sustentável. O consultor de treinamento e
desenvolvimento da Galunion, Glauco Moreno, explica como implantar medidas,
principalmente, no segmento de Food Service, para espalhar gentiliza, encorajar
equipes e motivá-las.
"O Dia Mundial da
Gentiliza é comemorado no dia 13 de novembro, mas a causa é estendida para todo
o mês de novembro com o objetivo de espalhar gentileza com pequenos gestos. Na
Galunion, por exemplo, a ação de ser gentil é um dos valores mais poderosos.
Buscamos o sucesso permeado por gentileza e acreditamos que pessoas e negócios
mais gentis são mais felizes e sustentáveis. Com a retomada do setor de
alimentação fora do lar, é essencial encantar e se aproximar ainda mais dos
clientes, com hospitalidade e atenção a cada detalhe. Este pode ser o
elemento-chave para o sucesso dos negócios de Food Service", comenta
Glauco.
Por onde começar?
Comece com uma atitude
de cada vez. O importante é a intenção do seu gesto e a certeza de que isso vai
gerar um impacto positivo sobre as pessoas ao seu redor. No entanto, volte-se
na direção da sua comunidade, fornecedores, clientes e colaboradores. Para cada
um deles, dedique um tempo e comprometa-se em fazer pelo menos uma ação gentil
intencional por dia.
Veja algumas ideias
simples, mas que fazem uma diferença significativa para o negócio.
1. Gentilezas diárias
Cumprimente, sorria,
elogie e agradeça. Além de serem atitudes gentis, correspondem ao ‘momento da
verdade’, o encontro entre o cliente e o seu estabelecimento. Trata-se de uma
ocasião perfeita para a realização destas gentilezas diárias. Embora os
resultados da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia, realizada pela
Galunion, em agosto deste ano, mostrem que, apesar de desejar socialização,
somente 30% dos consumidores se sentem dispostos a comer em restaurantes e
bares, aproveite este mês da gentileza e invista um tempo demonstrando os
benefícios da cordialidade à sua equipe. Logo os salões dos restaurantes e as
praças de alimentação estarão cheios novamente e o seu negócio precisa estar
preparado para atender bem.
Uma dica: convide a sua equipe
para dizer sobre as suas experiências em situações nas quais foram gentis ou
quando alguém lhes ofereceram uma gentileza, cuidados e compaixão. Estimule-a a
contar como se sentiu depois: quais foram os benefícios? O que a gentileza pôde
fazer por cada um dos seus colaboradores? Valorize cada depoimento. Utilize os
exemplos para encorajá-los a serem mais gentis em seu dia a dia, com o seu
trabalho e com os clientes nos atendimentos. Enfatize que, em atendimento,
todos terão o seu ‘momento da verdade’ e esta é uma oportunidade única para
realizar uma assistência fantástica e surpreendente, daquelas que impressionam
pela dedicação recebida. Incentive sua equipe a impactar o dia de alguém com um
gesto gentil. Isso mudará o dia de todos e você verá como a gentileza é contagiosa!
2. Fortaleça laços
Responda aos
comentários nas redes sociais, envie mensagens de texto, e-mails, faça um
telefonema ou convide clientes, fornecedores ou uma pessoa de sua equipe para
um café. Deixe que saibam: você e seu negócio apreciam estar perto e valorizam
esse relacionamento. Pode ser um e-mail reconhecendo a parceria, uma mensagem
escrita à mão em um bilhete ou na embalagem do pedido enviado pelo delivery,
com cumprimentos e mensagens carinhosas, divertidas e positivas. Também
aproveite para agradecer. Gentileza e gratidão servem à mesma causa.
3. Valorize o
sustentável
Busque parcerias com
pequenos produtores e fornecedores locais que estão genuinamente engajados com
sustentabilidade e agindo agora. Neste sentido, vale lembrar que os resultados
da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia mostraram que estão entre as
TOP 5 tendências gastronômicas: produtos de fornecedores locais ou artesanais e
produtos ecologicamente sustentáveis. Igualmente, em respostas às ações que
valorizam a marca e influenciam na decisão de compra, para 64% dos consumidores
é importante o uso de produtos, processos e embalagens que respeitem o meio
ambiente; 62% preferem empresas que ajudam a combater a fome na sua comunidade;
46% decidem por empresas que garantem diversidade na sua equipe, dando
oportunidades para todos; e 34% apreciam empresas que oferecem alternativas
para o seu cliente participar de campanhas sociais ou ambientais da sua
empresa.
Portanto, o
compromisso social, econômico e ambiental são responsabilidades que se destacam
como tendência para um interesse maior dos consumidores ao buscar por marcas
que se preocupam com ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental,
Social e Governança, em português) e que se comunicam com autenticidade. Por
fim, é importante refletir sobre como os negócios em alimentação podem ser mais
gentis, ou seja, esta é também uma maneira de comemorar o mês da gentileza.
Inspire-se e aproveite ao máximo o mês mundial da Gentileza, afinal, ‘gentileza
gera gentileza’ sempre!
Galunion - Especializada no setor de alimentação.
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