Segundo pesquisa da Conversion, 62,96% dos brasileiros afirmaram que vão usar a
internet para fazer compras no evento pelo medo do contágio da COVID-19
Mais da metade dos consumidores (55,56%) pretende
comprar algum item de proteção ao novo coronavírus nesta edição
A edição de 2021 da Black
Friday no Brasil promete ser o maior evento já registrado desde o lançamento da
data comemorativa no País. Segundo estudo da Conversion, agência de Search
Engine Optimization (SEO), o crescimento na intenção de compra para este ano
deve ser de 14,7%.
De acordo com a pesquisa (https://lp.conversion.com.br/estudo-black-friday-2021),
que entrevistou 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as
expectativas do consumidor para a Black Friday 2021, que ocorre na última
sexta-feira de novembro (26/11), cerca de 72% dos consumidores pretendem fazer
compras online no evento.
Quando perguntados se fizeram alguma compra na Black Friday do ano passado,
seja por meio da internet ou nas lojas físicas, 76,5% dos entrevistados
afirmaram que sim. No entanto, ao responderem se pretendem comprar este ano,
este número sobe para 87,75%. Isso representa um aumento de 14,7% na intenção
de compra da Black Friday 2021 em relação à última edição.
Destes consumidores, aqueles que revelaram escolher as compras online por medo
do contágio do COVID-19 somam 62,96%. No ano passado, este número era de 75,3%.
“Estes dados mostram que, apesar da reabertura de algumas cidades já ter sido
totalmente concluída, como São Paulo, por exemplo, a maior parte da população
ainda possui algum receio com relação à pandemia”, comenta Diego Ivo, CEO da
Conversion. “Essa constatação se corrobora pelo fato de que mais da metade dos
consumidores (55,56%) pretende comprar algum item de proteção ao coronavírus
nesta edição do evento”, acrescenta.
Metade dos consumidores deve gastar acima de R$ 500
A pesquisa da Conversion também avaliou o valor médio que os consumidores estão
dispostos a gastar com compras na na Balck Friday de 2021. Mais da metade,
55,84% dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir produtos e serviços
cujos preços variam entre R$ 500 e R$ 3 mil.
“Ainda que a maior parte deles (29,06%) chegue somente até R$ 1 mil, o valor
pode ser considerado alto, um número que expõe uma gradual melhora na situação
financeira da população economicamente ativa do País”, aponta Ivo.
Compras de Natal lideram as preferências na Black Friday
Segundo o estudo, as compras para o Natal também lideram as intenções, e 86,04%
dos consumidores assumiram usar a Black Friday para garantir os presentes de
final de ano, tendo os mais presenteados os familiares próximos, com as maiores
intenções de presentes indo para cônjuge (esposo e esposa) e filhos.
Celulares e eletrônicos lideram intenções de compra
Este ano, o item mais desejado pelos consumidores são os telefones celulares,
com 66,67% das intenções de compra, seguidos pelos eletroeletrônicos em geral,
com 60,68% das preferências, moda e acessórios (47,58%) e calçados (40,46%)
“Embora o ano de 2020 tenha sido um marco no comércio eletrônico, justamente
pela crise sanitária e pelo o fechamento do comércio físico em diversas cidades
do país, este ano, no entanto, podemos esperar um varejo virtual mais maduro,
com as lições aprendidas no último ano. As atenções do consumidor agora se
voltam às compras online por escolha própria, por mais segurança no digital e
mais comodidade”, explica o CEO da Conversion.
Segundo o executivo, o medo de fraudes nesta Black Friday diminui em relação ao
ano passado, mas a segurança ainda é fator determinante. “Quando perguntados
sobre o medo de fraudes, 80,63% dos consumidores afirmaram possuir algum”,
revela.
Estudo completo sobre a
Black Friday 2021:
https://lp.conversion.com.br/estudo-black-friday-2021
Conversion
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