De acordo com a
PwC, apenas 13% das empresas mensuram essas ações
A forma mais inteligente de engajar e reter
talentos nos negócios e, consequentemente, melhorar seus serviços é investir em
pessoas. Quanto mais investimento houver para o desenvolvimento e crescimento
dos colaboradores, maior será a vontade deles de se aplicarem e mais
valorizados eles se sentirão para realizar as atividades diárias.
Para planejar a qualificação das equipes, a
primeira coisa a se fazer, segundo especialistas que atuam neste segmento, é o
levantamento das necessidades do treinamento. Existem algumas perguntas básicas
que podem ajudar nesse processo: O que quero melhorar? Para que preciso
treinar? Por que preciso treinar? Para quem esse treinamento é importante?
Alexandre Slivnik, especialista em gestão de
pessoas, com especialização em Harvard – Graduate Schoool of Education, diretor
da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD)
explica que somente através das respostas desses
questionamentos, será possível identificar quais os pontos principais a serem
desenvolvidos no negócio. “O desenrolar desse planejamento deve ser feito
diariamente, através do treinamento formal em uma sala de aula ou, até mesmo,
no dia a dia no próprio ambiente de trabalho. O ponto principal é estar em
constante evolução”, defende Slivnik.
Pensando no Retorno Sobre Investimento (ROI),
existem diversas ferramentas que ajudam a identificar esse resultado. “A mais
fácil de ser utilizada é analisar um grupo que tenha recebido o treinamento e
outro que não tenha participado de nenhum e fazer a comparação de resultados
entre eles, antes, durante e depois das ações de desenvolvimento”, explica
Alexandre.
Esses dados são importantes porque auxiliam na
identificação de problemas e na implementação de treinamentos mais efetivos,
ajudando a quantifica-los. Para usar essa informação, visando ajustes e
melhorias nos processos, antes de mais nada é preciso entender que os números
servem para ajudar o gestor a entender a eficácia das suas ações de desenvolvimento.
“Ao analisar os números, será possível identificar se o treinamento obteve
resultado e se existem colaboradores que precisam participar mais alguma vez
dessa formação”, aponta o especialista em gestão de pessoas.
Infelizmente, de acordo com a PwC - prestadora de
serviços de qualidade em auditoria - apenas 13% das empresas mensuram ações de
treinamento para seus funcionários. Alexandre atribui a isso ao fato que muitos
gestores ainda acham que mensurar essas atividades é algo subjetivo e por consequência
essa parte de mensurar as principais fases do treinamento acaba não sendo
realizada.
Contudo, ele ressalta que a educação corporativa
pode trazer grandes benefícios e estratégias efetivas para o negócio e para
isso é importante ter o ciclo completo: levantar as necessidades, planejar um
treinamento adequado e avaliar os resultados efetivos. “Em cada etapa, é
preciso sempre fazer associações aos objetivos da organização, para que
tenhamos um alinhamento cada vez mais estratégico”, aponta.
“É preciso transformar em números as ações
efetivas que foram implantadas após cada etapa de desenvolvimento”, destaca.
Alexandre Slivnik -
reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com
habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller
“O Poder da Atitude”. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business
Excellence, sediado em Orlando/FL (EUA). É vice-presidente da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso
Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for
Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD).
Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e
Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em
serviços no Brasil. Palestrante internacional com experiência nos EUA, África e
Japão, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School
of Education – Boston/EUA). www.alexandreslivnik.com.br
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