Especialista cita cinco fatores importantes para prender a atenção dos inscritos
Inegavelmente, a pandemia da Covid-19 explicitou a importância dos eventos online – aliás, eles foram a única opção durante a maior parte do tempo nesse período. Muitos duvidaram que o formato pudesse entregar o mesmo nível de interatividade e resultados que um evento presencial entrega. Mas as estatísticas indicam que o modelo não apenas atendeu a necessidade imposta pelo distanciamento social, como superou as expectativas. Segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o mercado de eventos online cresceu 400% no último ano.
“O formato inovou e trouxe diversas vantagens para os organizadores. Dentre elas, o melhor custo-benefício e a possibilidade de contar com a participação de qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, aumentando sua visibilidade. Por isso, acredito que a tendência é esse mercado continuar se firmando em vários cenários, mesmo após finalizar a vacinação em massa”, comenta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que simplifica a organização de eventos online.
Alguns
fatores aumentam as chances dos participantes de eventos online terem uma
experiência colaborativa, interativa e satisfatória. Pensando nisso, Leandro
cita as 5 principais boas práticas para o sucesso de um evento online junto ao
público:
1.
Quantidade de atividades
É
preciso pensar que, no digital, ficar horas olhando para a tela do computador
ou do celular pode se tornar exaustivo, prejudicando a experiência. Um levantamento feito pela Even3 constatou que cerca de 27%
dos eventos ainda contemplam em sua programação cinco a dez atividades, um
número consideravelmente grande para eventos de curta duração. Por isso, a
nossa dica é distribuir bem as atividades entre dias do evento e adicionar
dinâmicas e interatividade na programação, com o objetivo de fazer com que os
participantes permaneçam conectados por mais tempo e o evento tenha
diferenciais.
2.
Escolha do público-alvo e do tipo de atividade
A definição do público-alvo é crucial para o sucesso do evento. Em paralelo, o organizador precisa entender qual tipo de atividade seu público prefere e engaja mais.
Segundo
o estudo da Even3, as palestras já eram preferência até nos eventos
presenciais, no entanto, é necessário readaptar esse tipo de programação para o
virtual, sem que fique desinteressante e monótono.
3.
Acesso ao conteúdo
Uma
das maiores vantagens do formato online é permitir que o participante tenha
acesso a todo o material e vídeos mesmo após o fim do evento. Dessa forma, o
inscrito terá a ótima impressão de que aquele conteúdo poderá agregar por mais
tempo, extraindo sempre que necessário informações que ele possa utilizar em
trabalhos, produções, etc. Além disso, os organizadores podem aumentar o
engajamento e visibilidade, vendendo esse conteúdo para quem não
participou.
4.
Tipos de transmissão e especialistas renomados
A plataforma utilizada pelos organizadores também costuma ser algo que chama a atenção dos participantes. Quanto mais segura, intuitiva e de fácil acesso, melhor.
Convidar
especialistas renomados no nicho do seu evento também acaba trazendo maior
credibilidade, popularidade e interesse do público, que muitas vezes se
inscreve com essa motivação.
5.
Fóruns de Discussão e sorteios
Ainda
em busca de interatividade, uma estratégia que tem sido bem-sucedida são os
fóruns de discussão e a criação de enquetes, excelentes opções para ouvir a
audiência. Além disso, recomenda-se a realização de sorteios e a criação de
comunidades exclusivas nas redes sociais, que também acabam se tornando fóruns
de discussão.
A
Even3, por exemplo, possui uma plataforma de eventos capaz de criar com facilidade
e de forma intuitiva sorteios para os participantes, onde o organizador poderá
escolher qual grupo vai fazer parte do sorteio (inscritos ou credenciados).
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