Projeto
derivado da iniciativa Amigos de Pele tem linguagem e iniciativas pensadas
especialmente para o público infantil e seus cuidadores
A Sanofi Genzyme, unidade de negócios da Sanofi
focada em doenças de alta complexidade, acaba de lançar o projeto “Amiguinhos
de Pele” para conscientização da dermatite atópica entre crianças e seus
cuidadores. Derivado da campanha “Amigos de Pele”, o novo projeto apresenta
bonecas e bonecos de pano hipoalergênicos caracterizados por lesões típicas da
dermatite atópica, além do livreto infantil “As Aventuras de Carlota no Reino da
Dermatite Atópica”, escrito por Fernanda Suaiden e ilustrado por Lariane
Casagrande.
O livro narra as aventuras e descobertas da
personagem Carlota, uma menina guerreira e corajosa que, com ajuda de um médico
especialista, desvenda o mistério das “marquinhas” presentes tanto na sua pele,
quanto na pele da boneca Bitoca. Ao longo da história, Carlota e sua fiel
escudeira combatem a falta de conhecimento sobre a condição, o preconceito e o
temido dragão Bullying, na companhia de seus amiguinhos de reinos vizinhos.
Bitoca é representada pelas bonecas com dermatite
atópica, que foram desenvolvidas pela Associação CasAzul – organização sem fins
lucrativos criadora do Projeto Bonecar, que consiste na confecção de bonecos de
pano para serem utilizados como instrumentos terapêuticos ou de incentivo à
saúde. Para a parceria com a Sanofi Genzyme, foram produzidos 80 bonecas e
bonecos com diversos tons de pele, cabelos e roupinhas unissex, para envio a
líderes de opinião digitais e associações de pacientes, a fim de disseminar
conhecimento sobre a realidade das crianças que vivem com dermatite atópica e
podem sofrer com a doença em seu cotidiano. Celebridades como Hugo Gloss,
Thaeme Mariôto, Fernanda Rodrigues, Bianca Bin, Sthefany Brito e Regiane Alves
se engajaram com a campanha e compartilharam as mensagens de conscientização em
suas redes sociais.
“Por meio desse projeto, queremos estender o
trabalho de conscientização da dermatite atópica para contemplar também o
público infantil e seus responsáveis. As crianças precisam conhecer a dermatite
atópica, tanto pela possibilidade de receberem o diagnóstico da doença, quanto
pela necessidade de normalizar a condição caso um amiguinho da escola apareça
com as lesões na pele”, afirma Ana Kattar, diretora da Unidade de Negócios de
Imunologia da Sanofi Genzyme.
Amiguinhos de Pele faz parte da campanha Amigos
de Pele, que visa a fomentar a divulgação de informações científicas de
qualidade sobre a dermatite atópica por meio de depoimentos de pacientes e
conteúdos audiovisuais, disponíveis gratuitamente no site Entenda a Dermatite
Atópica. O projeto conta, ainda, com apoio da associação Crônicos do Dia a Dia,
que busca ajudar pessoas que convivem com doenças crônicas a terem uma vida com
mais qualidade, por meio da informação.
O livro As Aventuras de Carlota no Reino da
Dermatite Atópica em formato digital pode ser acessado gratuitamente em: www.entendadermatiteatopica.com.br.
Sobre o Amigos de Pele
O projeto Amigos de Pele tem o objetivo de apoiar
pacientes com dermatite atópica, além de familiares e amigos e integra uma
série de ações de conscientização sobre a doença realizadas desde 2017 pela
Sanofi Genzyme. Por meio da divulgação de histórias reais e de informações
médicas sobre a doença, a campanha auxilia no compromisso da companhia de
promover a educação sobre temas de saúde no Brasil.
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