A Black Friday é um momento muito importante para os lojistas e, ao mesmo tempo, extremamente desafiador. Afinal, como ser competitivo e oferecer descontos em um mercado cada vez mais acirrado? Como atrair consumidores com tantas ofertas disponíveis? Neste ano, os desafios serão ainda maiores, já que estamos passando por um período de crise econômica e está mais difícil negociar com fornecedores, já que, desde as matérias-primas dos produtos até as embalagens subiram de preço.
Pensando em ajudar quem já começou a se
preparar para a Black Friday, o Magis5,
Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista as seis
principais dicas para evitar erros e obter sucesso no período.
Black Fraude
Esse é, sem dúvida, um dos erros mais comuns e o pior de
todos. Não tente, de maneira nenhuma, enganar o consumidor com promoções
falsas. Você não só queimará o filme da sua empresa como se prejudicará o resto
do ano inteiro! Sabemos o quanto é difícil fidelizar clientes e, numa tentativa
de sair lucrando, pode perdê-los rapidamente, e de maneira irreversível.
Escolha os produtos certos
Sabemos que a Black Friday é realizada para o cliente
comprar mais barato, mas, ao mesmo tempo, o lojista também precisa sair
satisfeito. O maior foco dos consumidores no período são promoções vantajosas e
chamativas e, justamente por isso, não há necessidade de colocar todos os seus
produtos na promoção. Escolha aqueles que tenha negociado um bom preço com o
fornecedor, que possuem mais dificuldade de sair, e os venda com um
desconto que chame a atenção. Mas não há motivo nenhum para colocar desconto
nos itens curva A, ou seja, aqueles que se vendem sozinhos, o ano inteiro, por
um preço mais alto. Este é o momento de ser estratégico!
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente deve ser a principal prioridade
durante o ano inteiro, e isso não seria diferente na Black Friday. Leve sempre
em consideração as reclamações, considerações e necessidades do consumidor,
pois, apenas dessa maneira, irá fidelizar e atrair novos clientes para o seu
e-commerce. Ah, detalhe super importante: seja omnichannel - o consumidor
precisa te encontrar em múltiplos canais de atendimento, como telefone, redes
sociais e e-mail.
Estoque
O planejamento e o controle de estoque são pontos-chave para
uma Black Friday de sucesso. O seu estoque para o período deve ser feito
durante todo o ano, aproveitando os momentos ideais, para comprar dos
fornecedores certos, por um preço super acessível e revender, com desconto, mas
com grande margem de lucro.
Site
Um grande erro durante a Black Friday é não preparar o seu
e-commerce para suportar o aumento no número de acessos, já que, durante o
período, a tendência é o tráfego crescer até seis vezes em comparação com os
dias comuns. Para evitar situações indesejáveis, o ideal é preparar o site,
checar seus servidores para suportar o tráfego recebido, caso seja
necessário.
Divulgação e canais de venda
Por último, mas não menos importante, o que com certeza pode
prejudicar as suas vendas é não divulgar as promoções do seu e-commerce. Não
adianta nada se preparar para ser super competitivo durante a Black Friday e as
suas promoções não chegarem ao consumidor final. Por isso, aposte em um bom
planejamento de marketing específico para o período e organize, com
antecedência, todas as publicações e os canais mais adequados para cada
uma.
Além disso, invista pesado na
capilaridade dos seus canais de venda: marketplaces, e-commerce próprio, redes
sociais e afiliados. Essa estratégia irá te ajudar a aumentar as suas vendas de
forma significativa.
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