Realizar parcerias tem sido
uma aposta crescente das empresas que querem agregar valor aos seus negócios,
visando a realização de um projeto conjunto que resulte em lucratividade. “As
verdadeiras parcerias são aquelas que ambas as empresas se beneficiam mais do
que se agissem isoladamente. A união tem que ser de interesse de ambas as
partes e proporcionar vantagens para as duas empresas”, afirma Marcelo
Loiacono, diretor de marketing e novos negócios da XGEN, especializada em
plataformas de Inteligência Artificial para canais de atendimento
Segundo Loiacono, as razões
pelas quais as parcerias representam vantagem são as seguintes:
Aumento de
competitividade: Ao se aliar com
outra empresa, é possível aproveitar melhor os processos envolvidos no negócio,
sejam eles de produção, comerciais ou logísticos, reduzindo custos e aumentando
a eficiência de cada um. Outro fator importante que gera aumento de
competitividade é atuar junto a uma fatia de mercado maior e, consequentemente,
gerar uma exposição maior à marca
Aumento da área de
atuação: Oferecer
produtos em outros mercados irá gerar aumento de vendas, com consequente
aumento de produção e diluição dos custos fixos da operação, o que,
possivelmente tornará o negócio mais rentável. Outro benefício gerado pela
parceria é oferecer uma gama maior de produtos ao mercado, muitas vezes,
complementares.
Fortalecimento
perante fornecedores: Ao ampliar
o campo de atuação e passar a vender para mais consumidores, a empresa irá
precisar de mais matéria prima, fortalecendo seu poder de negociação com os
fornecedores.
Otimização de
processos: O mais comum é o
melhor aproveitamento das estruturas comerciais e logísticas, mas muitas vezes
obtém-se também benefício no compartilhamento dos processos produtivos e de
gestão.
Soma de
competências: A melhor forma
de gerar diferencial competitivo é aliar-se a quem é capaz de agregar valor ao
seu produto. Pode ser um processo produtivo mais eficiente e barato, um
departamento comercial mais agressivo, uma logística mais rápida e mais barata.
“Firmar parceria com outra
empresa significa aliar forças, complementar operações e potencializar o que
cada uma tem de melhor para oferecer ao cliente. Mas, antes, é preciso definir
o objetivo da parceria. Avalie quais os principais propósitos da estratégia. O
intuito da aliança é melhorar a logística da empresa? Reduzir custos? Aumentar
as vendas? Afinal, qual o meu real interesse nessa parceria? Além disso,
observe o mercado e analise que tipo de negócio seria vantajoso para seus
clientes atuais e o que você receberia em troca por ceder o acesso aos seus
clientes. O ideal é pesquisar a empresa antes de propor uma parceria. Conheça
suas visões de futuro, seus anseios de crescimento, suas formas de gestão e
suas filosofias. Com critérios em mãos, fica mais fácil constatar se a aliança
vale à pena ou não”, finaliza Marcelo Loiacono, da XGEN.
XGEN
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