Com
entrada cada vez mais cedo no mercado de trabalho, os jovens profissionais são
inseridos em um cenário empresarial que requer múltiplas habilidades e técnicas
para atender as expectativas
A
trajetória profissional envolve uma série de desafios, por isso é importante
ter a conciência de que imprevistos e erros podem acontecer. Desse modo, a Ecole hôtelière
de Lausanne - www.ehl.edu,
universidade de hospitalidade líder na suíça e pioneira em proporcionar a
melhor formação no setor de negócios, selecionou os 11 maiores erros cometidos
por jovens profissionais.
“Há muitas armadilhas que os
profissionais em início de carreira podem cometer e na EHL fazemos o melhor
para preparar nossos alunos para uma carreira de sucesso. A deterioração dos
padrões de e-mail é um problema comum. Portanto, é importante melhorar as suas
habilidades de redação e comunicação em negócios. Além disso, o valor da
aprendizagem ativa, que implica aprender com os erros – os seus e os dos
outros, também pode ser enriquecedor nesse processo”. Afirma Steffen Raub, PhD e Professor de
Comportamento Organizacional na EHL.
Para
que você saiba lidar com os erros e melhore suas perspectivas de emprego ao
longo do tempo, confira abaixo uma lista que pode ser determinante para sua
evolução profissional.
1.
Dispensar o valor das posições iniciais
Enquanto
você pode aspirar a subir a escada corporativa e atingir altos cargos, com
altos salários, perceba que seu avanço na carreira começa na parte inferior.
Aprenda o máximo que puder de cada trabalho e cargos que tiver, enquanto se
prepara para mais responsabilidade e prestígio no futuro.
2. Presumir que sabe de tudo
Claro, você passou alguns anos treinando e investindo em sua vida profissional, mas ainda precisa aprender muito. Permaneça como um estudante vitalício durante toda a sua carreira.
3. Esquecer de fazer um bom networking
As relações que você faz durante sua trajetória profissional podem ser inestimáveis para o seu futuro. Aprenda coisas novas, descubra novas posições e ajude outras pessoas a alcançarem também os seus objetivos, assim fazer bons contatos se tornará um hábito.
4. Estar despreparado para reuniões ou chegar atrasado
Demonstre sua dedicação à sua empresa e compromisso com o trabalho em equipe ao se preparar para as reuniões com antecedência e chegar no horário. Essas ações também mostram suas contribuições para a empresa e apoiam sua reputação profissional.
5. Se envolver em fofocas ou dramas de escritório
O drama pertence à televisão, não ao escritório. Evite compartilhar detalhes sobre sua vida privada, fofocando sobre colegas de trabalho ou criticando seu chefe. Mantenha o foco em suas tarefas e incentive seus colegas a permanecerem positivos e concentrados também.
6. Fazer apenas o necessário
Se você estiver satisfeito em fazer apenas a quantidade mínima de trabalho necessária para sobreviver, ainda receberá seu pagamento no final do mês. Porém, dessa forma você não se destacará entre seus colegas, ganhará o direito de pedir um aumento ou de receber melhores oportunidades de trabalho. Vá a milha extra para investir em sua carreira e dê sempre o seu melhor.
7. Não ler sobre seu segmento ou indústria
Você será mais eficaz no seu trabalho quando fcar antenado as tendências
do setor, práticas e mudanças de liderança. Inscreva-se e leia jornais de
comércio, blogs do setor e outros recursos profissionais enquanto se dá uma
vantagem.
A maneira como você se veste suporta sua
reputação profissional e pode motivá-lo a trabalhar mais. Quando você se veste
profissionalmente, também deixa uma boa impressão nos clientes.
9. Não revisar os e-mails
antes de enviar
Os e-mails que você envia para clientes e
colegas podem afetar seu trabalho e sua reputação. Reveja a gramática,
ortografia, tom e precisão antes de pressionar o botão enviar.
10. Não saber pedir ajuda
ou demonstrar gratidão
Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Seja inteligente para procurar
ajuda quando se sentir sobrecarregado ou tiver dúvidas. Então, lembre-se de
agradecer às pessoas que ajudaram você a construir relacionamentos mais fortes
e mutuamente benéficos.
11. Recusar aprender com seus erros
Todo mundo comete erros. Em vez de ficar
desanimado, apático ou frustrado, esforce-se para aprender e crescer. Permita
que seus erros façam de você uma pessoa e profissional melhor.
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