Pequenos
incentivos durante atividades do dia a dia contribuem para o desenvolvimento físico,
motor, psicológico e social das crianças
Cores, texturas e sons presentes em atividades do
cotidiano podem ser agentes determinantes no desenvolvimento das crianças na
primeira infância, etapa que vai até os 6 anos. Pequenos estímulos diários
impulsionam a evolução de aspectos físicos, motores, psicológicos e socias.
Inclusive, um ambiente repleto de estímulos pode reduzir o risco de problemas
neurológicos e comportamentais, conforme estudo de 2017 do Children’s National
Health System dos Estados Unidos.
Novas palavras, figuras, texturas e paisagens, por
exemplo, fazem com que o cérebro dos bebês desenvolva a rede neural,
responsável pela conexão de neurônios e que segue aumentando até os 8 anos.
“Este processo ajuda no desenvolvimento de todas as habilidades motoras e
cognitivas das crianças”, afirma Rafael Canedo, médico atuante na pediatria há
10 anos e sócio da Baby Gym Santo André. “Todos os estímulos, inclusive no
ventre da mãe, trazem inúmeros benefícios para o futuro da pessoa”, completa.
O profissional explica durante uma visita ao
supermercado, o responsável pode apresentar as características dos produtos à
criança. “Ela pode ter contato com diversos aromas, no caso das frutas e
verduras, assim como outros produtos com formatos, tamanhos, forma de
organização, texturas e materiais variados”, exemplifica Canedo.
Por outro lado, algumas ações podem agir
negativamente no desenvolvimento dos bebês, tais como uma dieta pobre em
nutrientes e o isolamento social. Para evitar estes problemas, o acompanhamento
de um profissional é essencial. Nicho em crescimento, as academias para bebês
ajudam os pais e responsáveis nesta missão. “Além das atividades que
desenvolvem a psicomotricidade dos bebês, estes locais promovem a socialização
dos pequenos com outras pessoas e aumentam o vínculo afetivo com os
familiares”, afirma o médico.
Segundo Canedo, o cérebro das crianças funciona
como uma esponja durante a primeira infância, absorvendo todas as informações
que recebe. Nesta fase, sobretudo até os 3 anos, os seres humanos desenvolvem
diversas habilidades, uma vez que que é quando áreas fundamentais do cérebro
são desenvolvidas. Portanto, a seleção criteriosa de quais atividades realizar
com os bebês é necessária.
Estímulos auditivos (por meio das músicas adequadas
para cada momento da aula), visuais (proporcionados pelas cores e formatos dos
brinquedos e objetos), sensitivos (contato com texturas, formatos e pesos, além
de odores distintos) e motores, cujo objetivo é aprimorar os movimentos finos,
como o movimento de pinça com os dedos das mãos, são alguns exemplos de
características trabalhadas durante as aulas da Baby Gym, academia para bebês
recém-inaugurada em Santo André.
Baby Gym de Santo André
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