Maior
evento de supermercados do mundo movimentou US$ 330.546 milhões em negociações
internacionais
A
APAS Show, maior evento de supermercados do mundo e maior feira de alimentos e
bebidas da América Latina, encerrou sua edição de 2019 nesta quinta-feira (9)
com o total de 106.557 visitações, número 23,8% superior em relação ao ano
passado. Ao longo dos quatro dias de evento, foram oferecidas às empresas a
oportunidade de mostrarem novidades, terem maior proximidade com demais players
do setor e conhecerem as tendências de mercado.
De
acordo com o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Ronaldo
dos Santos, os resultados obtidos nesta edição são animadores e gratificantes.
“São números muito robustos, mostrando que o setor é forte e vem ganhando, a
cada edição, uma maior amplitude internacional, o que pode ser visto pelo
número de expositores e países aqui presentes”. O evento recebeu 847 empresas
expositoras, sendo 222 destas internacionais, de 19 países.
Neste
ano, a APAS Show anunciou uma parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos, que gerou na edição 2019 do evento
um total de US$ 330.546 milhões de negócios entre empresas internacionais e
brasileiras. O resultado traz à APAS Show 2019 maior relevância internacional.
Com
o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a APAS Show 2019 buscou debater
a tecnologia no segmento supermercadista. “Procuramos encontrar as maneiras
pelas quais podemos implantar a tecnologia nos supermercados, para que o
momento de compra ocorra com mais informação, de modo mais rápido e prazeroso.
A melhoria tecnológica vai chegar ao consumidor, que é o ponto final de todo o
processo”, ressalta Erlon Ortega, vice-presidente da APAS e diretor da APAS
Show 2019. “Contamos com uma feira ainda maior para 2020”, avalia.
Sucesso
garantido pelos expositores
Felipe
Mesquita, diretor de trade da Cervejaria Ambev, afirma que o evento simboliza a
importância do segmento supermercadista em todo o país. “A união entre o varejo
e a indústria representa uma parcela relevante da nossa economia e nos permite
gerar oportunidades de negócios, inovações e desenvolvimento do segmento”,
destaca. Ele reforça ainda que a edição 2019 ajudou a marca a reforçar a
aproximação com os clientes.
“Mais
importante do que fazer negócios é criar e aprofundar relacionamentos”, afirma
Roberto Carrelas, diretor comercial da DPA, parceira da Nestlé que participa da
APAS Show há quatro anos. Já a decisão da Pepsico de participar do evento vai
além de ampliar o reconhecimento para a marca: “Já temos uma trajetória
consolidada”, explica Lais Pinto, Trade Marketing da empresa. Rose Oliveira,
trade marketing da BRF, acredita que este ano a APAS superou as expectativas e
já se prepara para as próximas edições: “É uma referência de varejo e
indústria. É uma fortaleza”, reforça.
Para
outras marcas, o objetivo é ter mais visibilidade: “Queremos mostrar a cara da
Condor”, comenta Fábio Rose, diretor comercial da empresa. A APAS Show
possibilita exposições, encontros com líderes e a oportunidade de fortalecer
negócios: “Ela nos coloca em contato com empresários de diferentes redes e nos
proporciona oportunidades de ampliarmos nossa participação no mercado”,
completa.
A
diretora da Fini, Andrea Kohle, vê o evento como um lugar para networking e
novas soluções: “Sinto que, depois da APAS Show, conseguimos ampliar os
negócios, não só em relação ao varejo, mas também com parceiros que ainda não
tínhamos pensado. O crescimento dos negócios da empresa vem muito destas
conexões”, declara.
Segundo
Karina Cassapula, gerente de marketing da Câmara Árabe, a APAS Show mostra como
o mercado brasileiro é receptivo a novas ideias: “Nosso stand esteve sempre bem
movimentado e notamos muitas pessoas interessadas em ouvir nossas propostas”. O
diretor da Ecuador, empresa de gestão de negócios, Danilo Albán, acredita que a
feira contribui para negócios e visibilidade em outros países: “A APAS SHOW nos
dá suporte e a possibilidade de conversar com pessoas do mundo inteiro”.
O
público é fidelizado por todas as experiências que a APAS Show proporciona.
Mesmo participando há 20 anos do evento e conhecendo outras oportunidades de
aprendizado, Gustavo Ruiz, gerente de marketing da Marfrig, acredita que o
evento é o mais importante para o mercado.
“A
APAS é o único evento no Brasil que nos permite conhecer como funciona o
setor”, diz Juliana Romagnoli, gerente de comunicação e eventos da Mondelez,
reforçando a importância da maior feira de alimentos e bebidas da América
Latina. Já para Danielle Santana, responsável pelo marketing da Piracanjuba, “o
evento é um ótimo canal para nos relacionarmos e conversarmos de maneira mais
informal com fornecedores”.
Para
Márcia Marçal, gerente de operações da Organis, estar na APAS Show é ter a
oportunidade de fazer parte de uma vitrine para novos negócios. Já Valeria
Koike, assistente comercial da ProChile, que participa da APAS Show há oito
anos, acredita que o evento abre caminhos para novas estratégias.
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