O
avanço da tecnologia modificou as competências exigidas pelas empresas e trouxe
aos profissionais a necessidade de adquirirem novas habilidades. O mundo agora
é movido por dados e as profissões que estão mais em alta são voltadas para
pessoas que sabem, não apenas trabalhar com dados, como também são capazes
de questionar, argumentar e transformar essas informações em insights
essenciais para a organização.
A
Alfabetização de Dados é tão importante para as companhias, que os
profissionais capazes de trazer análises que agreguem valor às organizações,
serão mais bem-sucedidos. Vivemos a “Era da Economia Analítica”, portanto
aprender a ler e interpretar a linguagem dos dados tornou-se essencial para
quem quer permanecer no mercado de trabalho.
Confira
5 dicas para profissionais de BI se destacarem no mercado:
1.
Desenvolva uma mente curiosa: tome a iniciativa de descobrir coisas novas,
saiba quais são as tendências. Aprofunde-se na análise dos dados que estiver
trabalhando, sempre questionando por que, por que não, como, quando e
principalmente a relevância daquela informação para aquele contexto.
2.
Explore resultados: de posse dos dados, analise possíveis tendências, outliers
(valores atípicos para mais ou para menos), constatações e conexões que, a
princípio, não tem relação com o insight que busca – às vezes, a resposta que
buscamos está na pergunta que não fizemos.
3.
Fomente uma cultura guiada por dados: segundo a consultoria Gartner, devemos
aprender a linguagem dos dados se quisermos tomar decisões cada vez mais
assertivas. Por isso, no seu dia a dia, aproveite para encorajar seus colegas
de trabalho a entender a cultura dos dados, implementando vocabulário e
insights que os façam compreender um pouco mais sobre esse universo.
4. Fortaleça suas conexões com
profissionais visionários: acompanhe, por meio de redes sociais de trabalho -
como o LinkedIn, blogs e páginas sobre o tema - o que profissionais influentes
nesse meio falam sobre BI e análise de dados. Isso fará com que você esteja
sempre atualizado e a par do que é tendência e novidade nesse mercado. A Qlik
participa de um projeto global para a alfabetização de dados chamado “Data
Literacy Project”. Para conhecer mais sobre essa iniciativa, acesse www.thedataliteracyproject.org.
5.
Humanize o dado: trabalhe com o dado de forma a utilizá-lo para a resolução de
um problema ou que traga relevância para um determinado tema. O dado por si só
é vazio, mas quando cruzado ou, até mesmo, visto dentro de um contexto, pode
mostrar relações valiosas e significativas.
César Ripari -
diretor de pré-vendas da Qlik para a América Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário