Nos
últimos anos, a economia brasileira tem gerado muita expectativa, além de tirar
o sono de muita gente. E como está o seu planejamento profissional? Está
pensando em mudanças? Você está antenado com os movimentos e as oportunidades
do mercado? Pois então não perca tempo e fique atento no que vem por aí com
essas 10 dicas de áreas que estão em alta e que você não pode pensar em ficar
de fora se está em busca de sucesso profissional.
Mídias
Digitais: o mundo digital
trouxe novos comportamentos de mercado e as redes sociais se tornaram o grande
canal de relacionamento com os clientes. Independente se uma empresa é pequena
ou grande ela precisa se comunicar adequadamente com seu público e gerar
engajamento, que é o que impacta diretamente nos resultados de vendas. Os
profissionais que trouxerem essa expertise terão muito espaço para agregar
valor nas empresas.
Mercado
de Experiências: a regra
do mercado é gerar experiências positivas e inesquecíveis para os seus clientes.
Aqui os profissionais ligados a hospitalidade, eventos e relacionamento direto
com os clientes terão um mercado inesgotável para explorar, com a missão de
entregar o intangível que agrega valor em torno do produto ou serviço que é
fornecido. Já no meio digital, o profissional de Experiência do Usuário (UX)
ganha destaque com a missão de proporcionar em todos os canais de contato com o
cliente uma boa navegabilidade, usabilidade, acessibilidade e funcionalidade.
Gastronomia: esse é um mercado que mesmo com a crise
usou a criatividade para oferecer serviços diferenciados e de qualidade. Ele
segue forte com grande destaque para áreas como cervejaria artesanal, cozinha
saudável e serviços de personal chef, áreas cada vez mais apreciados pelo
público. Soluções em alimentos e bebidas com nicho de produtos para públicos
específicos tendem a ganhar mais espaço considerando sempre a inovação e a
identificação com quem consome e a experiência no seu entorno.
Cientista
de Dados: vivemos na era da
informação. O volume de dados é absurdo e para que as empresas consigam definir
estratégias mais assertivas é necessária uma análise adequada de toda essa
informação. Os profissionais de dados serão cada dia mais requisitados para
ajudar as empresas a resolverem problemas e a entender comportamentos e
tendências de mercado. Hoje, o foco está em indicadores, que são dados
organizados.
Design
de Soluções: a vida
moderna imprime uma rotina acelerada e as empresas precisam pensar em soluções
que facilitem o dia a dia dos seus clientes. E aqui entra o design, em suas
diferentes ramificações, com a missão de criar soluções cada vez mais
funcionais, sustentáveis e com propósito. Destaque para a moda autoral que
imprime personalidade e exclusividade nas suas peças. Já na linha de design de
produtos e de interiores, a preocupação e em trazer soluções que proporcionem o
bem-estar e a melhor produtividade das pessoas.
Consultoria
de Imagem: segue valendo o
ditado de que a primeira impressão é a que fica, e para isso é importante
cuidar da imagem pessoal para passar uma mensagem positiva. Essa é uma área que
ainda não é muito conhecida, mas que está ganhando seu espaço pelo valor que
entrega aos seus clientes. A consultoria de imagem tem impacto direto na
autoestima das pessoas, ajudando a aflorar o que elas têm de melhor e as
ajudando para uma melhor performance profissional.
Digital
Influencer: o “boca
a boca” ganhou maiores proporções por meio das redes sociais. São pessoas que
se destacam na grande rede e formam milhares de seguidores ditando estilo de
vida e sendo embaixadores de marcas e produtos. Uma tendência atual é o
crescimento de microinfluenciadores, que muitas vezes não acumulam um número
gigantesco de fãs, mas possuem um grande engajamento com um perfil de público muito
específico.
Audiovisual: para 2019, é esperado que mais de 80% do
tráfego de dados da internet seja de vídeos. O audiovisual é uma das áreas que
mais cresce no mundo abrindo um campo para profissionais atuarem em diferentes
frentes, desde as grandes produções de cinema até orçamentos menores de
conteúdos para redes sociais. É comprovado que vídeos geram mais engajamento e
as empresas precisam se preocupar cada vez mais com a qualidade do material que
estão entregando para os seus clientes.
Gestão
Financeira: o
grande desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O papel do
gestor financeiro não perde seu espaço. Ao contrário, ele está sendo muito mais
demandado. O profissional com visão de otimização de custos e orientação para
resultados está sendo disputado no mercado. Grande destaque para o profissional
dessa área que tem poder de engajamento da equipe e consegue criar uma cultura
de negócio sustentável em toda a empresa.
Gestão
de Pessoas: as
empresas são feitas de pessoas. Cabe ao gestor de pessoas montar um time
vencedor e acompanhá-lo no dia a dia rumo as metas da empresa. Uma
responsabilidade muito grande fará com que esse profissional tenha destaque
mesmo em períodos difíceis, criando nas pessoas o sentimento de pertencimento e
de orgulho em fazer parte da empresa na qual trabalha, pois esse é o
diferencial para ter uma equipe engajada e com foco no cliente.
Ronaldo
Cavalheri - CEO do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br),
primeira escola de Economia Criativa do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário