Especialista do Hospital CEMA explica quais são as
melhores escolhas alimentares para a saúde respiratória
No entanto, algumas mudanças no cardápio podem ser úteis para minimizar problemas respiratórios. Conheça algumas delas:
1 - Água: É comum que em períodos de baixa umidade, a garganta fique mais seca, causando tosse, pigarro e outros sintomas. Por isso, a água deve ser a amiga número 1 para enfrentar esse problema. "Uma boa hidratação ajuda a manter as secreções mais fluidas também e as mucosas lubrificadas", detalha o médico.
2 – Alho e cebola – Na hora de temperar a comida, não se esqueça desses dois ingredientes. Tanto o alho quanto a cebola têm propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e fungicidas, ajudando a proteger o organismo dos agentes nocivos.
3 - Maçã e gengibre – Ambos possuem funções adstringentes, ajudando a "limpar" a garganta. Não à toa estão em muitos dos remédios para gripes e resfriados.
4 – Mel – Adquira o hábito de incluir o mel na sua rotina alimentar, pois ele tem propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e fungicidas, assim como o alho e a cebola. Além disso, é mais saudável para o organismo do que o açúcar refinado.
5 – Peixes – Salmão, atum e sardinha, peixes de água fria, contêm Ômega 3, substância que ajuda a proteger as vias aéreas e combater inflamações.
6 - Frutas cítricas - Ricas em vitamina C e antioxidantes, as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, ameixa, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, morango e uva, entre outras, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo problemas respiratórios.
www.cemahospital.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário