Diante
da era da transformação nas empresas, onde a necessidade de mudanças de cultura
comportamental e de estrutura se fazem cada vez mais presentes, é importante
que os profissionais estejam atentos às atitudes que garantam excelência no
trabalho e que o qualificam de forma positiva. As empresas precisam cada vez
mais de profissionais que colaborem com vantagem competitiva diante de um
cenário de maior concorrência e crise, onde somente o profissional de alta
performance eleva a chances de apresentar este diferencial. Sendo assim,
contam com profissionais que:
1)
São
proativos – Ter iniciativa é um valor importante para o profissional de alta
performance. Ao fazer não só aquilo que lhe é pedido, mas sim, tudo o que
precisa ser feito, o profissional demonstra que é capaz de analisar o trabalho
como um todo e de pensar de forma estratégica, prevendo os próximos passos e
diminuindo riscos;
2)
Sabem
receber feedbacks – É importante saber ouvir o retorno do seu líder sem
pré-julgamentos e entender quais aspectos do seu trabalho são positivos e quais
podem ser aprimorados. Trabalhando juntos e avaliando onde a mudança será
melhor aproveitada, o trabalho com certeza irá render mais;
3) Busquem a excelência
– Profissionais que buscam alta performance realizam as tarefas com zelo,
dedicação e disciplina. Esses atributos reunidos são de extrema importância
para quem busca ser o melhor naquilo que faz;
4) Aceitem bem as mudanças
– Num mundo tão veloz quanto o nosso é preciso estar apto às mudanças e aos
novos modos de operação. É normal ao ser humano se sentir desconfortável diante
de mudanças muito bruscas, mas, ao entender que são melhorias e que os
processos são adaptáveis, a alta performance no trabalho irá despontar;
5) Desenvolvam a
inteligência emocional – Nem sempre é possível trabalhar apenas ao lado de
pessoas que gostamos ou fazer apenas as tarefas que consideramos agradáveis.
Assim como na vida social, no ambiente de trabalho também é preciso saber lidar
com as situações adversas, não se deixando influenciar pelo pessimismo e outros
sentimentos que não o ajudarão a crescer;
6) Trabalhem bem em
equipe – Estar preparado para o diálogo, para ouvir novas ideias ou contrariedades
é fundamental no ambiente corporativo. Aliado à inteligência emocional, o
trabalho em equipe flui e apresenta resultados satisfatórios para o funcionário
e para a empresa;
7) Orientam-se por
resultados – Ao lembrar que o foco no ambiente de trabalho é cada vez mais os
resultados apresentados – e não o bater cartão em horário estipulado – pensar
no que se quer atingir com cada ação é outro atributo importante de quem deseja
se destacar nas empresas.
Claudia Santos - especialista em gestão estratégica de pessoas,
palestrante, coach executiva e diretora da Emovere You (www.emovereyou.com.br).
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