Durante
muitos anos, eram atribuídas à profissão de vendedor características como uma
boa conversa, o uso de frases de efeito e o conhecimento apenas sobre o
produto. O mundo das negociações, no entanto, mudou muito! De tempos para cá,
muito por conta da facilidade de acesso que o comprador passou a ter às
informações, fatores como uma boa capacidade
investigativa, uma argumentação segura, credibilidade e agilidade no
atendimento passaram a ser mais importantes para que o vendedor concretize seu
objetivo.
Nada
disso, porém, é mais importante que entender o cliente, uma qualidade que faz
com que todas as demais ganhem valor para quem está comprando. O "bom
atendimento passa, inevitavelmente, pelo bom entendimento", esta é a
máxima a ser praticada diariamente por vendedores e vendedoras! Para bem
atender o cliente, é imprescindível entender sua exata necessidade, saber o que
ele procura para resolver essa necessidade, para que, então, seja possível
supri-la da maneira mais eficiente.
O
profissional de vendas precisa desenvolver sua capacidade investigativa, sua
capacidade de perguntar com o interesse genuíno de ajudar o comprador. Quando é
bem atendido, o cliente naturalmente passa a dar valor a isso. E valor não é
algo que podemos comprar ou produzir, valor é algo que ganhamos, que é
enxergado ou não e, por fim, é dado pelo cliente - “ou o cliente lhe dá valor
ou não dá”. E é aí que entra a chave para que o resultado apareça nos números:
quando o cliente valoriza algo, o vendedor passa a ter direito de cobrar por
isso, de pôr um preço em seu serviço ou produto e de ver seu resultado
ampliado.
A
função de um vendedor profissional nada mais é que conquistar o direito de
cobrar por aquilo que oferece. Para isso, é preciso estar preparado, saber o
momento de ouvir, fazer as perguntas na hora certa, ir para uma reunião já
sabendo do que se trata, conhecer tudo sobre o produto, ser mais que um folheto
ambulante, fazer o cliente enxergar valor no que está oferecendo. É preciso estar
treinado para ter o melhor entendimento e, consequentemente, oferecer o melhor
atendimento!
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