Para 89,0% dos entrevistados, priorizar os pagamentos sem atraso
era uma meta financeira para 2016. A população da região Sudeste foi a que mais
conseguiu ficar no azul. A maioria daqueles que não conseguiu quitar as
parcelas na data certa, aponta o desemprego como principal vilão. Quem
está com as contas descontroladas, deve aproveitar o começo do segundo
semestre para organizar o orçamento
Pesquisa inédita realizada pela Serasa com 8.135 consumidores nas
agências de todo o país revelou que das 89,0% das pessoas que estabeleceram
como meta priorizar o pagamento das contas em dia em 2016, 61,9% afirmaram
terem cumprido o objetivo no primeiro semestre do ano. Apesar disso, 70,1%
encontraram dificuldades para honrar os compromissos financeiros sem atraso e
manter o orçamento no azul. Veja tabela abaixo:
Para a
diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, mesmo diante do atual cenário
econômico, as pessoas estão buscando alternativas para pagar as contas e ficar
com o nome limpo. “O consumidor tem demonstrado interesse em zelar pelo o seu
nome e, mesmo encontrando dificuldades financeiras, acaba indo atrás de linhas
de crédito, sacando dinheiro da poupança e até mesmo tentando aumentar a fonte
de renda para não atrasar as dívidas”, diz.
A pesquisa
realizada entre os dias 27 de junho e 5 de julho de 2016 mostra ainda que 38,1%
das pessoas não conseguiram alcançar o propósito estipulado para o ano de 2016.
Para 41,6% deste grupo, o desemprego foi o grande vilão e motivou os
atrasos. Para efeito comparativo, em dezembro do ano passado, outra pesquisa da
Serasa apontou a falta de colocação profissional como responsável pela não
pontualidade em 26% dos casos. A diminuição da renda pessoal/familiar (22,3% do
total), seguida pelo descontrole financeiro (14,7%) e inflação (11,2%) foram as
outras justificativas mais citadas pelos consumidores na pesquisa realizada
este ano. Veja abaixo a tabela completa:
“Quem sofre
com a falta de emprego no país precisa ter em mente que se trata de uma fase
complicada e cheia de restrições, mas que pode ser atravessada desde que haja
organização e disciplina financeira”, destaca a diretora.
População da região Sudeste foi a que mais conseguiu cumprir a
meta
Ainda de acordo com a pesquisa, a região Sudeste é a que concentra
o maior número de consumidores que pagaram as dívidas em dia no primeiro
semestre do ano. Dos 89,3% que tinham a intenção de priorizar o pagamento,
64,8% conseguiram. Veja abaixo a tabela completa com todas as regiões:
Os consumidores da região Norte foram os que menos conseguiram
quitar as contas em dia no primeiro semestre de 2016. A diminuição da renda foi
a principal razão apontada (30,9% do total) para que mais da metade dos
entrevistados ficasse com as contas no vermelho. Já no restante do Brasil o
desemprego foi a causa central para o não pagamento: no Nordeste, 52,0%; no
Centro-Oeste, 32,8%; no Sul, 42,9% e, no Sudeste, 39,1%.
Consumidor deve aproveitar o segundo semestre para organizar o
orçamento
Quem ainda não conseguiu pagar as contas em dia deve aproveitar o
começo do segundo semestre para organizar o orçamento, renegociar as dívidas e
limpar o nome, caso esteja inadimplente.
O primeiro passo para fazer uma boa renegociação é ter acesso a
todas as informações sobre as pendências financeiras. Para isso, o consumidor
pode consultar, gratuitamente, o seu CPF na Serasa pela internet, no
site www.serasaconsumidor.com.br,
ou
pelo celular, no aplicativo “SerasaConsumidor”, para saber se está negativado e
qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão de crédito,
financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica,
água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações
judiciais).
Se tiver uma
dívida em atraso, o cidadão terá acesso às informações sobre os credores, como
telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de
vencimento do débito atrasado. No mesmo ambiente digital, poderá renegociar a
dívida diretamente com as empresas, sem intermediários, caso a companhia seja
parceira do serviço gratuito da Serasa, Limpa
Nome Online.
A autoconsulta completa pode ser feita a qualquer momento, sem custos, mesmo
que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.
Ainda no site, a
Serasa disponibiliza dicas para o consumidor conseguir cumprir suas metas
financeiras em 2016 e como se preparar para renegociar dívidas: www.serasaconsumidor.com.br/negociardividas
SerasaConsumidor - www.serasaconsumidor.com.br
Serasa Experian - www.serasaexperian.com.br
Serasa Experian - www.experianplc.com
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