Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dia do Nutricionista: Comitê Umami celebra a data com dica para a redução de sódio




Glutamato monossódico, ingrediente que confere o gosto umami, pode diminuir em até 37% a quantidade de sódio das refeições


No dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista. A data marca a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas, em 1949, para defender os interesses desses profissionais. Para homenagear os representantes de uma das dez profissões menos estressantes do mundo (segundo pesquisa do site americano Career Cast), nada melhor do que ampliar o debate entorno de alimentos benéficos à saúde.

O glutamato monossódico (MSG) é uma das dicas apresentadas pelo Comitê Umami, organização responsável por divulgar o gosto no Brasil. Responsável por conferir o umami aos alimentos, o MSG é um dos principais aliados quando o assunto é saúde, pois pode auxiliar na redução de até 37% de sódio das refeições, sem perder o sabor. "Enquanto 1g de sal tem 388mg de sódio, a mesma quantidade de glutamato monossódico possui apenas 123mg", afirma Mariana Rosa, nutricionista do Comitê Umami.

No Brasil, existem atualmente 17 milhões pessoas com problemas de hipertensão. Segundo estudo da Escola de Economia de Londres, realizada em parceria com pesquisadores suecos e norte-americanos, haverá, até 2025, aumento de 80% no número de hipertensos nos países em desenvolvimento. Neste caso, o Brasil terá acréscimo de aproximadamente 15 milhões no número total de acometidos pela doença. "Desta forma, o uso do MSG na alimentação é uma alternativa para todos, não apenas para os hipertensos", aponta a especialista.

Uma boa mudança de hábito pode se dar em ações do dia a dia, como no simples preparo do tradicional arroz. No lugar de uma colher (chá) de sal, utilize meia colher de sal e meia de glutamato monossódico. O resultado será uma boa diminuição na quantidade de sódio da refeição.

Umami na terceira idade

As principais características do umami são o aumento da salivação e prolongamento do sabor, também proporcionadas pela adição do MSG, que podem ser benéficas principalmente para os idosos. Essa é uma informação valiosa, já que segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), cerca de 30% da população de 215 milhões prevista para 2050 - mais de 64 milhões de pessoas - terá 60 anos de idade ou mais.

Durante o envelhecimento, a perda de paladar e a baixa produção de saliva são sintomas que interferem na aceitação alimentar do idoso. "Adicionar o glutamato monossódico nas refeições estimula o paladar e a produção de saliva dos idosos", afirma Mariana. "Em casos mais delicados, é possível borrifar, diretamente na boca, uma solução de glutamato monossódico diluído em água. Dessa forma, a pessoa volta a sentir o prazer de degustar um prato saboroso e se mantem nutrida para enfrentar os possíveis problemas da idade", conclui a nutricionista.




UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados