Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Primavera pode ser prejudicial às alergias








Pessoas propensas a reações alérgicas devem ter cuidados especiais durante a estação das flores para evitar agravamentos.
                                            

Já estamos na primavera e as temperaturas tendem a ficar cada vez mais elevadas, junto com a predominância das flores. Nesta época, médicos alertam para cuidados com a saúde devido às chamadas alergias sazonais ou primaveris, que podem se manifestar em muitas pessoas, especialmente em quem possui quadros alérgicos.

Conhecida como polinose ou febre dos fenos, a reação ao pólen é a alergia que prevalece durante a estação mais florida do ano, por causa da concentração desse alérgeno no ar atmosférico ser mais elevada. “Na primavera, a polinização das plantas ocorre com mais intensidade, principalmente em dias com vento e ensolarado, o que faz com que os grãos de pólen se concentrem em mais quantidades no ar. Por isso, quem sofre de rinite, asma, bronquite e outros problemas respiratórios precisa ter cuidado dobrado neste período”, destaca Dra. Caroline Gabriele Bernardes, pneumopediatra do Hospital Dia do Pulmão.

Dra. Bernardes explica que o que faz agravar as alergias é a entrada do pólen nas vias nasais, que ocasiona na manifestação dos sintomas das doenças respiratórias (espirros, coriza, falta de ar e congestão nasal). Além disso, a alergia ao pólen também pode provocar coceira e vermelhidão nos olhos, sinais da conjuntivite alérgica.

Segundo a pneumopediatra, as alergias primaveris são mais comuns e intensas em regiões onde as estações do ano são bem definidas, como na parte central da Europa, nos Estados Unidos e nos estados do Sul do Brasil, onde o clima temperado predomina e, consequentemente, há mais pessoas portadoras das alergias. “Quem mora aqui no Sul e tem propensão às alergias precisa se preocupar com a primavera, para evitar que os sintomas respiratórios se alterem. E, caso se manifestem, é fundamental procurar orientação médica”, ressalta.

Como evitar
 

Para impedir que a sensibilização alérgica aconteça e que os casos de alérgicos se agravem, algumas medidas durante a primavera são fundamentais. Confira as dicas do Dra. Caroline:

- Mantenha as janelas de casa e carro fechadas, para que o pólen não circule no ar;

- Para ventilar a casa, recomenda-se que seja feito nas primeiras horas da tarde, que é quando os índices de pólen são mais baixos;

- Use ar-condicionado, tanto de carro quanto de ambientes, que tenham filtro anti pólen. Também é importante limpar esses filtros periodicamente;

- Evite uso do ar-condicionado abaixo de 23°C;

- Mantenha a casa sempre limpa, principalmente os ambientes mais utilizados, como o quarto;

- Prefira limpar com aspirador de pó que tenha filtro HEPA, que consegue captar os alérgenos;

- Use capas impermeáveis para forrar colchões, travesseiros e almofadas;

- Evite o uso de carpetes e tapetes, objetos que acumulem pó, estofados e cobertores;

- Evite o contato com cheiros fortes, como perfumes e tintas;

- Use óculos de sol para evitar o contato do ar com os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados