Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cortisol alto ou baixo pode trazer sérias complicações para o corpo



Muito se fala sobre os hormônios na Internet, televisão, revistas e nas conversas comuns. Os hormônios tem um papel fundamental no corpo humano, ajudando a regular funções e realizar certas outras coisas impotantes no corpo.

O cortisol é um hormônio produzido pelo corpo humano, mais precisamente pelas glândulas supra renais (localizadas acima dos rins).  É um hormônio da família dos esteroides.

Seu papel principal é auxiliar o organismo humano a ter maior controle sobre o estresse, diminuir inflamações, ajuda no sistema imunológico e regular os índices de açúcar no sangue. Mas age principalmente em situações de estresse maior, quando corpo envia impulsos nervosos para o hipotálamo.

Oscilações dos níveis de cortisol no corpo
Os níveis do hormônio cortisol no corpo não são necessariamente constantes. Na realidade eles variam consideravelmente durante o dia. Ele costuma apresentar índices mais altos na parte da manhã. Ao longo do dia esses índices vão diminuindo.

Se a pessoa for uma pessoa de hábitos mais noturnos, esses números se alteram e a pessoa apresenta então maiores índices de cortisol durante a noite.

Dependendo das atividades que são realizadas no cotidiano, os níveis de cortisol podem ficar igualmente alterados.

Sua quantidade no corpo se altera também de acordo com a quantidade de serotonina, que é um hormônio ligado a sensação de bem estar. Quanto maior o índice de serotonina, menor o índice de cortisol; quanto maior o nível de cortisol, menor o nível de serotonina.

Problemas ligados aos índices de cortisol
Como dissemos acima, o cortisol ajuda a regular uma série de situações no corpo, como o estresse, inflamações, entre outras. Contudo, ele pode causar uma série de problemas quando apresenta níveis elevados demais ou baixos demais.

Quando os níveis de cortisol estão baixos demais, o organismo entende que não pode mais descansar tranquilamente. É como se hipoteticamente não houvesse diferença entre o período do dia e da noite e a pessoa estivesse em um estado de alerta permanente.

Se esses níveis baixos persistirem, a pessoa pode desenvolver insônia, depressão, fibromialgia, trombose, acidente vascular cerebral (AVC), diminuição na imunidade, maior probabilidade de ter enfartes e fadiga crônica.

Uma pessoa com cortisol baixo pode ter sensações de fraqueza e uma vontade súbita de consumir doces. O cortisol baixo pode indicar ainda que a referida pessoa tenha doença de Addison, cujos sintomas são perda de peso, tontura, manchas no corpo, dor na região da barriga.

Agora, por outro lado, o cortisol alto causa outra ordem de problemas e doenças. Um elevado índice de cortisol no corpo pode causar a diminuição da testosterona, perda de massa muscular, ganho de peso.

Outros problemas ocasionados por índices altos de cortisol são dificuldades na aprendizagem, falhas na memória, pouco crescimento, micção frequente, sede excessiva, perda da libido e irregularidade na menstruação.

Cuidados com os índices de cortisol no organismo
É preciso haver uma regularidade na efetuação de exames médicos e de sangue, para averiguar os níveis de cortisol no organismo, visto que os excessos para mais ou para menos podem causar sérios problemas de saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados