Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

DIY: quando a criatividade dispensa altos investimentos



Soluções de ambientes apresentados na mostra Morar Mais Por Menos indicam que recorrer ao famoso “do it yourself” (ou “faça você mesmo”) pode ser uma ótima estratégia par criar espaços exclusivos e personalizados 

 A torneira de teto, que custa no mercado em torno de R$ 4.700,00, feita pela própria designer Jacqueline Ortega saiu por R$ 300,00. Foto: Gustavo Xavier



A customização está em alta no décor. E, ao contrário do que se possa imaginar, as criações feitas em casa podem resultar em peças sofisticadas, agregando valor estético ao projeto, mas sem pesar no bolso.


Na Morar Mais por Menos deste ano que, aqui em Minas, chega à sua décima edição, as designers de interiores Jacqueline Ortega, que participa do evento com o ambiente lavabo, e Rosane Guedes que apresenta os ambientes sala de jantar e estar da família, mostram como a customização pode agregar personalidade, charme e status ao projeto de forma mais fácil e barata.

Jacqueline mostrou irreverência ao especificar uma torneira de teto no seu lavabo. E ainda conseguiu ir além ao produzir ela mesma a peça. “Para chegar à torneira, foram feitas várias pesquisas para ver a viabilidade de produzi-la artesanalmente. O objetivo era mostrar que com ajuda profissional um mesmo projeto pode ter inúmeras possibilidades”, conta a designer.
  
A torneira funciona de forma simples. “Subi com o cano pela parede lateral e desci com ele do teto. Como uma luva, adaptei um arejador para que a água pudesse sair da mesma forma como ocorre com a torneira fabricada. Um serralheiro fez o tubo em metal e, após isso, foi dado um banho de cobre na peça para que ficasse com aspecto rose, tendência na decoração. Fiquei muito feliz com o resultado”, comemora Jacqueline.


Já a designer Rosane Guedes, lançou mão da customização para agregar em seus ambientes duas luminárias. “Esses são ótimos exemplos de peças sustentáveis que geram soluções sofisticadas, bonitas e customizadas que engrandecem os projetos sem aumentar o custo”, enfatiza Rosane. 

A designer explica como são suas peças customizadas: “A luminária de fundo de garrafas pet foi um grande desafio, pois foram utilizadas mais de 400 unidades. Eu e minha própria equipe criou a peça. Já a outra luminária foi executada pelo artista plástico Alberto Hamacek. Ele teve a mesma consciência de dar um novo uso aos materiais. O artista usou correias de bicicleta e correntes comuns, assim como tubos de aço carbono. Todos os elementos foram pintados na cor ouro velho”.
 
Com o belo lustre feito com 400 garrafas PET, a designer Rosane Guedes mostra a nova fase da customização. Foto: Rafael Carrieri
 
As profissionais provaram na prática que a customização é mais uma ferramenta que nas mãos certas podem render bons frutos e status ao projeto sem pesar no bolso. Para aprender com elas e levar essas ideias para casa, visite a Morar Mais Por Menos. 

A mostra está localizada na Praça Israel Pinheiro (Praça do Papa), 277, bairro Mangabeiras; e funciona de quarta a sexta, de 16h às 22h, aos sábados de 13h às 22h e aos domingos, de 13h às 19 horas. Quem for de bicicleta para a exposição não paga o ingresso e seu acompanhante paga meia.

 

MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados