Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Sal e sódio: conheça as diferenças e saiba como reduzir a ingestão




O sódio é um mineral com diversas funções orgânicas, como controlar o volume do sangue, o ritmo cardíaco e até as contrações musculares. Apesar de seus benefícios, quando consumido em excesso, o sódio causa problemas de saúde como hipertensão arterial e é uma das principais razões de danos renais. Por conta dos riscos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que a quantidade de sódio seja de até 1.600mg, ou ainda 5g diários de sal. Contudo, pesquisas apontam que o brasileiro consome mais que o dobro de sal recomendado, chegando a 12g por dia.

“Para que se possa reduzir a ingestão, é importante que se conheça mais sobre o tema. Para começar, é preciso entender que o sódio é apenas um dos elementos do sal de cozinha”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Amanda Calegari. Também chamado de Cloreto de Sódio, o sal é uma combinação de Sódio com Cloro, que confere o sabor salgado característico. Já o sódio isolado ou acrescentado em temperos industrializados (aditivos), apresenta sabor apenas ligeiramente salgado. “Por isso, não podemos nos iludir. Alimentos que aparentemente não são tão salgados ao paladar podem ainda assim, conter muito sódio”,

A professora esclarece que, além do uso para dar sabor à comida, o sal é muito utilizado para conservação de alimentos, usado na produção da maioria dos alimentos industrializados, como carnes curadas e conservas, e de embutidos, como salsicha, presunto e mortadela. Também é utilizado para agregar, acentuar ou mascarar sabores, como no caso do adoçante. “Por isso é muito importante estar atento ao rótulo dos alimentos. Alguns pratos simples do nosso cotidiano já podem nos fazer ultrapassar facilmente o consumo diário recomendado. Três salsichas, por exemplo, têm 2142mg de sódio, ou seja, muito além do limite recomendado”, completa.

Uma estratégia excelente e eficaz para reduzir a ingestão de sódio é evitar o consumo de alimentos embutidos em geral como salaminho, mortadela, queijos em geral; também salgadinhos, amendoins com casquinha, petisquinhos industrializados. Evitar o uso do saleiro de mesa e de temperos prontos também é importante.  “Outra dica valiosa é usar ervas como manjericão e alecrim para cozinhar, já que são bons substitutos do sal, pois dão sensação agradável ao paladar e olfato, gerando a sensação de alimento já bem temperado”, recomenda.

A professora finaliza com a receita do sal de ervas, preparação simples e rápida de ser feita em casa e completa com uma relação da quantidade de sódio em alguns alimentos industrializados.

Sal de ervas: misture Sal marinho (3 colheres sopa), Tomilho seco (1 colher sopa), Salsa seca (1 colher sopa), Manjericão seco (1 colher chá), Alho (5 dentes) e Pimenta (1 colher café - opcional). Triture tudo em liquidificador até obter um tempero com textura fina. Guarde em geladeira e use em substituição do Sal para preparações.

ALIMENTO
QUANTIDADE DE SÓDIO
1 embalagem de macarrão instantâneo, com tempero de carne
2142mg
100g queijo parmesão ralado
1982mg
100g de biscoito de polvilho
1092mg
1 colher de sopa de molho de soja (shoyo)
902mg
3 fatias de presunto
792mg
1 hambúrguer bovino industrializado
567mg
2 colheres de sopa de ketchup
300mg
1 colher de sopa de molho de salada pronto
250mg
5 biscoitos água e sal
200mg
200ml de refrigerante de cola zero
28mg
200ml refrigerante de cola light
40mg
200ml de suco de caixinha light
8mg



Para mais informações sobre o curso de Nutrição do CEUNSP http://www.ceunsp.edu.br/graduacao/curso/nutricao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados