Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

A importância da Nutrição no tratamento de crianças e adolescentes com câncer





No Dia do Nutricionista, datado em 31 de agosto, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica indica que profissional tem papel fundamental no tratamento devido a efeitos colaterais causados pelo tratamento

A atuação da nutricionista em oncologia pediátrica é baseada na manutenção e/ou recuperação do estado nutricional. Segundo estudo realizado por Priscila Maia-Lemos, nutricionista da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), 70% dos pacientes pediátricos iniciam tratamento de câncer com o estado nutricional adequado, porém aproximadamente 90% apresentam perda de peso no momento do diagnóstico.  

O estado nutricional adequado durante o tratamento é muito fundamental, pois estudos demonstram que o paciente com estado nutricional adequado apresenta menor número de infecção e complicações cirúrgicas, menor tempo de internação, e menor custo hospitalar.

Para ter sucesso do tratamento nutricional é necessário o cumprimento de das seguintes etapas: primeiro atendimento nutricional antes de iniciar o tratamento, acompanhamento nutricional em intervalos curtos e protocolados. O foco é minimizar os efeitos deletérios causados pelo tratamento (quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e cirurgia) e consequentemente preservar o estado nutricional.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) o nutricionista tem papel fundamental no tratamento dos pacientes que quanto melhor o estado nutricional, melhor é a recuperação, com foco no Dia do Nutricionista, datado em 31 de agosto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados