Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Especialista do Mundo Verde lista 5 alimentos que aliviam os sintomas da TPM




Desconforto, irritação, inchaço, mau humor e dores: qual mulher nunca passou pelos sintomas clássicos da TPM? Apesar de rotineiro, o período que antecede a menstruação pode causar diversos incômodos físicos e emocionais para as mulheres.

Bastante variável, a síndrome pode se apresentar de forma diferente em cada mulher – algumas podem, inclusive, nem sentir os efeitos desse período. No entanto, a maioria – 80% somente entre as brasileiras – sabe o quanto esses sintomas podem atrapalhar a rotina. Ainda que sua ocorrência seja completamente normal e faça parte das manifestações fisiológicas do corpo feminino, algumas medidas podem ser tomadas para tornar a convivência com a TPM melhor.

De acordo com Marcela Mendes nutricionista da rede Mundo Verde, a alimentação tem uma grande influencia nesses sintomas. “É através dela que o corpo vai produzir as substâncias que fazem a mulher se sentir melhor (ou pior) nesses dias. A deficiência de certos nutrientes dá sinais que ficam mais claros no período pré-menstrual, por isso, ser adepta de um estilo de vida saudável e, sobretudo, ter uma alimentação balanceada, pode minimizar os seus efeitos adversos e tornar os sinais mais brandos”, explica.

Pensando nisso, a nutricionista destacou alguns alimentos que podem amenizar os sintomas da TPM.

Chocolate 70% cacau - Além de ser muito gostoso, o chocolate ajuda a melhorar os sintomas da TPM, porque o consumo estimula áreas do cérebro associadas ao prazer: “O chocolate ajuda a melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar”, explica. A recomendação diária para obter os benefícios é consumir 30 gramas diariamente.

Linhaça - Pequena, mas poderosa, a semente de linhaça tem várias características interessantes. A primeira delas é ser uma das maiores fontes de ômega 3 e ser cheia de nutrientes, como fibras e outras substâncias que ajudam a diminuir o risco de doenças. Além disso, a semente conta em sua composição grandes quantidades de lignanas, um fitoestrógeno com ação similar ao estrógeno, que auxilia diretamente no combate dos sintomas da TPM. A indicação é consumir a linhaça durante as refeições ou em cápsulas.

Óleo de prímula e borragem – Talvez você ainda não o conheça este produto, mas o óleo de prímula e borragem é uma combinação que auxilia na produção de substâncias com efeito anti-inflamatório, necessário na formação de compostos que regulam os hormônios femininos. Contribui ainda para diminuição da mastalgia (dor nas mamas). O óleo de prímula e borragem pode ser encontrado em cápsulas, nas lojas Mundo Verde.

Soja e derivados - Por conter Isoflavonas e estrutura química similar ao estrogênio (hormônio sexual feminino), a soja ajuda na prevenção e controle dos sintomas da TPM. Ela pode ser consumida de diversas formas: grãos, proteína texturizada, tofu, bebida de soja, farofas e cápsulas.

Chá de gengibre - Tem propriedade antiinflamatória, auxiliando na diminuição dos sintomas da cólica. A indicação é consumir o gengibre cortado em sopas, ensopados e sucos, ou mesmo fazendo chás.

Além dos alimentos, alguns estudos sugerem que a prática de atividade física pode atenuar os sintomas da TPM. Por isso lembre-se: exercício físico é essencial em todos os momentos de nossa vida.


Receitas Mundo Verde
Pão de Genbibre e Abobrinha

 

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha integral
½ xícara (chá) de farinha branca
1 colher (sopa) de adoçante culinário
1 colher (sopa) de semente de linhaça
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de cravo moído
Uma pitada de noz moscada
1 ovo inteiro
1 clara
3 colheres de óleo
4 colheres (sopa) de iogurte desnatado
1 abobrinha ralada
1 colher (chá) de gengibre ralado
Raspas e suco de ½ laranja

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180ºC. Em um bowl, misture bem todos os ingredientes secos. Em outro bowl, bata ligeiramente o ovo com o iogurte. Nele, acrescente o óleo, as raspas, o suco de laranja e o gengibre. Tempere com cravo, sal e noz moscada. Junte a mistura seca e a abobrinha ralada, mexa bem. Leve a massa para assar por 20 minutos ou até dourar.

Rendimento: 10 fatias
Calorias por porção: 125,9


Suflê de Chocolate Saudável

Ingredientes:

1 colheres (chá) de biomassa de banana verde
1/2 colher (chá) de adoçante culinário
1 xícara (chá) de leite desnatado
2 claras de ovos
1 colher (café) de cacau em pó
2 colheres (chá) de chocolate em barra picada
1 colher (café) de manteiga
1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de fazer:

Pegue uma panela pequena e coloque em fogo baixo, adicione o leite, a baunilha e o cacau em barra picado. Mexa até que todo o cacau esteja derretido. Acrescente a biomassa de banana verde, mexa até a consistência de um creme e reserve.
Em um bowl bata as claras em neve e acrescente o adoçante. Una o conteúdo da panela ao bowl e misture suavemente com uma colher de silicone para não “quebrar” a neve. Unte dois ramequins e divida a mistura entre eles. Leve-os ao forno médio preaquecido por 10 minutos. Retire do forno e polvilhe o cacau em pó e sirva. 
Rendimento: 2 unidades
Calorias por porção: 129

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados