Pesquisar no Blog

domingo, 28 de agosto de 2016

5 grandes motivos para deixar de fumar




O tabagismo causa pelo menos 50 doenças, inclusive câncer, e, no Brasil, mata 400 pessoas por dia. Fumar é a principal causa de morte evitável do mundo. O cigarro contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas, das quais pelo menos 70 são cancerígenas. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, os especialistas da Fundação do Câncer Alfredo Scaff, epidemiologista, Cristina Perez, psicóloga, e Mariana Pinho, enfermeira, dão dicas sobre como parar de fumar e listam benefícios para a saúde de se tornar um ex-fumante. 

Parar de fumar...

Rejuvenesce e embeleza. O fumo tem ação direta na pele, aumentando a quantidade de rugas e da celulite. O cigarro também deixa os dentes amarelados e causa periodontite e formação de tártaro, entre outros problemas. Os aspectos dermatológico e dentário melhoram a partir do momento em que a pessoa deixa de fumar.

Não necessariamente engorda. Ao largar o cigarro, o ex-fumante passa a ter outros prazeres, como sentir cheiros e sabores. Isso pode levá-lo a querer comer mais. Mantendo a alimentação saudável, é possível ficar em forma. Uma dica é apostar em frutas (especialmente cítricas), hortaliças e laticínios, que pioram o gosto do tabaco, segundo pesquisa da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Café, cerveja e vinho devem ser evitados nas primeiras semanas sem cigarro, por acentuaram a vontade de fumar.

Reduz a quantidade de consumo de álcool. Estudo publicado na revista científica BMC Public Health, mostrou que, ao contrário do que se acreditava, tentar largar o cigarro não aumenta a ingestão de álcool como forma de compensação. Pelo contrário.

Protege os seus filhos. As crianças estão expostas a risco no ambiente doméstico quando têm pais ou responsáveis que fumam dentro de casa. Elas adoecem mais de infecções respiratórias e alergias, correm risco de morte súbita da infância e têm mais chances de se tornarem fumantes na idade adulta. A gestante, mesmo que não fume, mas esteja exposta à fumaça, coloca em risco a gestação e a saúde do bebê.

Melhora a saúde do bolso. Quem deixa de fumar um maço por dia pode economizar cerca de R$ 150 por mês e, ao final de um ano, R$ 1.800. Cada embalagem contém 20 cigarros.



Dicas para abandonar o tabaco

O primeiro e fundamental passo é realmente querer.

. O fumante deve marcar uma data dentro dos próximos 15 dias e optar entre deixar de forma abrupta (a pessoa fuma normalmente e, a partir do dia escolhido, não fumará mais) ou gradualmente. Caso seja de forma gradual, é importante estabelecer o número de cigarros a cada dia anterior à parada total e seguir a regra. Caso contrário, o método pode não funcionar.

. Nos primeiros dias sem fumar, o corpo começa a se adaptar à ausência da nicotina. Podem aparecer alguns sintomas, como dores de cabeça, formigamento das mãos e dos pés, tosse, ansiedade e vontade intensa de fumar. O desconforto desaparece após uma ou duas semanas sem fumar.

. Para reduzir a vontade de fumar, experimente beber água gelada ou mastigar canela em pau, cravo, cristais de gengibre, barra de cereais ou chiclete sem açúcar. Estes itens devem estar sempre à mão.

. Praticar atividade física e receber apoio de familiares e amigos são grandes aliados.

. Profissionais de saúde sempre podem ajudar um fumante a deixar o cigarro.



Sobre a Fundação do Câncer
A Fundação do Câncer (cancer.org.br) é uma instituição privada sem fins lucrativos, há 25 anos promovendo ações estratégicas para a prevenção e o controle do câncer em todo país. Atua na promoção à saúde, prevenção, diagnóstico precoce, assistência, cuidados paliativos, educação e pesquisa, além de contar com projetos relacionados a transplante de medula óssea e sangue de cordão umbilical e placentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados