Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Afaste o sedentarismo e cuide da sua saúde se movimentando durante o trabalho



Você sabia que 433 mil mortes – cerca de 4% dos falecimentos no mundo - poderiam ser evitadas se as pessoas passassem três horas a menos sentadas por dia? Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida nas Universidades de São Paulo e na Federal de Pelotas com base em dados da Organização Mundial da Saúde sobre o tempo médio de permanência sentado em 54 países. De acordo com o levantamento, os riscos de morte estariam relacionados a alterações cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diabetes e colesterol e aumentam a cada hora que se passa a mais na cadeira. Dizem os especialistas que ficar 4 horas, por exemplo, eleva o risco em 2%, chegando a 18% após 9 horas.

Outra pesquisa diz que permanecer sentado é o novo fumar, já que o risco de ter um ataque cardíaco é aproximadamente o mesmo se comparado uma pessoa que fuma com outra que passa a maior parte do dia em cima de uma cadeira. Até mesmo para você que faz parte do time que trabalha muito e depois vai para a academia a notícia não é boa: nem sempre os exercícios pós-escritório são o bastante para compensar os efeitos negativos de oito ou mais horas parado.

Para mudar esse cenário, é fundamental que os ambientes social e corporativo sejam alterados de forma a incentivar opções mais saudáveis. E foi justamente pensando em integrar naturalmente o movimento ao dia a dia de trabalho que nasceu a InMovement, uma linha de mobiliário e acessórios criada pela Life Fitness para trazer movimento e bem-estar ao ambiente corporativo.

Essa proposta começou pequena, nos próprios escritórios da Life Fitness. Após quase cinco décadas de estudos sobre biomecânica, uma pergunta começou a martelar nas cabeças dos executivos e colaboradores da empresa: se os benefícios de ser ativo são tão claros e fortes, o que estamos fazendo a nós mesmos passando tantas horas por dia sem nos mover? E a resposta foi óbvia: estamos nos arriscando a sentir dor e desenvolver doenças!

E assim a Life Fitness começou a pensar mais seriamente sobre o assunto e a estudar alternativas para serem implementadas nos espaços de trabalho, redesenhando os escritórios em busca de conforto e flexibilidade. Por meio de mudanças intuitivas, as propostas passaram a proporcionar aos  funcionários a liberdade de serem ativos em seus trabalhos, dando-lhes espaço adequado para se movimentar e ajudando-os a trocar os danos de sentar-se pelos benefícios de ficar mais em pé e andar.

Depois de um ano desse projeto-piloto feito também em empresas parceiras, o feedback das equipes foi positivo: aumentos significativos na energia e produtividade, maior satisfação no trabalho, reduções de stress, dor, desconforto e absentismo e até mesmo perda de peso. 88% dos colaboradores relataram ter aumentado sua produtividade e 69% deles tiveram uma redução em dores e desconfortos que sentiam.

De forma resumida, podemos dizer que a missão da InMovement é combater a natureza sedentária do local de trabalho moderno por meio de produtos projetados com design exclusivo para trazer pequenos movimentos e, de forma harmoniosa, aumentar a produtividade e a saúde sem interromper o fluxo de trabalho nem sacrificar horas de convívio familiar e social.

Entre os produtos dessa nova linha estão a esteira com suporte ajustável e painel de conectividade integrado que foi projetada especificamente para o local de trabalho e permite trabalhar enquanto se caminha a uma velocidade segura (InMovement™ TreadMill Desk), as superfícies de trabalho reguláveis em altura para trabalhar de pé (Elevate DeskTop™ Series) e uma linha de acessórios que inclui tapetes anti-fadiga, faixas elásticas e bolas anti-stress, entre outros itens (Integrate™).

Falando especificamente na TreadMill Desk, estudos mostram que, após um curto período de adaptação, as pessoas que usam essa mesa acoplada à esteira conseguem ter a mesma produtividade no trabalho que as que estão em uma mesa tradicional, sentadas. É claro que a ideia não é andar e trabalhar o dia todo, mas se você conseguir reservar cerca de 30 minutos para caminhar a uma velocidade de cerca de 1,6 km/h enquanto executa as tarefas do escritório, irá conseguir adicionar mais de mil passos ao seu dia, o que te ajudará a manter o corpo e a mente em equilíbrio e até mesmo perder peso.

Essa já se mostra como uma das melhores opções para os profissionais multitarefas de hoje, que correm contra o tempo, mas que precisam otimizar seu dia e encontrar um momento para deixar o sedentarismo de lado e cuidar da saúde. Definitivamente, não é mais necessário escolher entre se dedicar à carreira e viver saudável.




Pedro Goyn é diretor geral da Life Fitness no Brasil. Líder mundial em equipamentos de ginástica, a empresa é uma divisão da Brunswick Corporation que fabrica e vende em mais de 120 países produtos para musculação e exercício cardiovascular, reabilitação e bem-estar produtivo, mesas e acessórios de bilhar e mobiliário para jogos sob as marcas Life Fitness, Hammer Strength, Cybex, SCIFIT, InMovement e Brunswick Billiards



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados