Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

O desemprego aumenta o número de casos de depressão e 1 em cada 10 brasileiros sofre com a doença



O desemprego está relacionado a 20% dos suicídios no mundo, segundo um estudo feito pela Universidade de Zurique


O Brasil já tem mais de 11 milhões de desempregados e a reação à perda do emprego pode suscitar diferentes reações no indivíduo. A depressão pode estar sujeita a experiência de vida, do modo de pensar e da forma como o indivíduo encara as adversidades. Existem alguns agravantes que contribuem para acelerar o processo depressivo como o tempo de trabalho no antigo emprego o efeito surpresa.

 "Quando o desemprego acontece, o medo, a vergonha, a culpa e até a sensação de perda de identidade pessoal podem assaltar quem se vê obrigado a iniciar uma nova etapa profissional e social", explica o psicólogo clínico e coaching, Alessandro Vianna.  

 O preconceito em relação à doença e o desconhecimento popular sobre ela  também dificultam o diagnóstico e o tratamento correto da depressão, porque atribuem ao doente a fama de preguiçoso, encostado, quando na verdade ele está sofrendo com os sintomas da doença.

 Um estudo recente financiado pela Universidade de Zurique concluiu que o desemprego é a causa de um em cada cinco suicídios no mundo. Este foi o resultado de uma análise feita com base nos dados da Organização Mundial da Saúde. Um levantamento dos óbitos registrados de 2000 a 2011, em 63 países revelou que 45 mil suicídios estavam relacionados ao desemprego, ou 20% do total de 233 mil suicídios registrados no período. Os pesquisadores identificaram um aumento de casos durante a crise econômica mundial de 2008, por exemplo.   

 O psicólogo  Alessandro Vianna alerta que é preciso estar atento ao sinais da doenças e que nestes momentos de crise no emprego são os homens que mais sofrem com a depressão.  "Para os homens que ainda carregam o esteriótipo de provedor, a depressão como consequência, infelizmente é quase um caminho certo", conclui. 

 *Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2015 – Indicadores de Saúde e Mercado de Trabalho



Dr. Alessandro Vianna - Formado em psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, especializado em hipnose clínica pela Academia Internacional de Hipnologia Clínica Y Experimental Navarra. Também recebeu título de Especialista em medicina chinesa pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e título de Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados