Pesquisar no Blog

domingo, 28 de agosto de 2016

O Plano ABC paulista



Lançaremos no próximo dia 29, segunda-feira, às 11h, o Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Para a Consolidação de Uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, o Plano ABC-SP. É um compromisso paulista com a produção agropecuária sustentável, harmônica com o meio ambiente.

O evento será na sede de nossa Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em São Paulo, marcado por importantes palestras como a do ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli. Ele explicará os ganhos econômicos, ambientais e de produtividade da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), um dos principais mecanismos para uma agropecuária consciente com os cuidados com os recursos naturais.

Ele será seguido por Elvison Nunes Ramos, coordenador-geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Elvison nos apresentará o Plano ABC Nacional e sua aplicação no território nacional. A fase estadual do Plano será apresentada por José Luiz Fontes, coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria.

O evento marca o início desta iniciativa que une várias tecnologias e ferramentas para a mitigação da emissão do carbono. O Governo do Estado de São Paulo fez sua lição de casa e já se adiantou, desenvolvendo, por meio da Secretaria de Agricultura, as ferramentas para a aplicação do Plano ABC em território paulista.

É o mais claro sinal de que a gestão do governador Geraldo Alckmin não se furta ao compromisso com um planeta melhor, mais produtivo, mais equilibrado. Isso porque temos como objetivo, e dever, oferecer ao amigo produtor rural as condições necessárias para que ele desenvolva práticas sustentáveis em sua produção.

Queremos definitivamente dar fim à ideia de que o agro desmata, destrói e desrespeita a natureza. Mostrar que é totalmente possível produzir alimentos para o mundo mantendo a riqueza da flora e fauna brasileiras. É preciso responder ao compromisso que o Brasil assumiu em Paris, em 2015, na COP-21, onde várias nações se comprometeram a diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Isso será possível com o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano ABC: recuperar uma área de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas por meio do manejo adequado e adubação; aumentar a adoção de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em 4 milhões de hectares; ampliar a utilização do Sistema Plantio Direto (SPD) em 8 milhões de hectares; e ampliar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em 5,5 milhões de hectares.

Também promover as ações de reflorestamento no País, expandindo a área com florestas plantadas, atualmente, destinada à produção de fibras, madeira e celulose em três milhões de hectares; e ampliar o uso de tecnologias para tratamento de 4,4 milhões de metros cúbicos de dejetos de animais para geração de energia e produção de composto orgânico.

Um compromisso que envolve também as secretarias paulistas do Meio Ambiente, de Saneamento e Recursos Hídricos, de Energia e Mineração, da Justiça e Defesa da Cidadania e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Contamos também com a participação do Ministério da Agricultura, entidades de representação rural e a Academia.

Um grupo de profissionais dedicados para a execução de iniciativas como a ILPF, já desenvolvida pelo nosso Instituto de Zootecnia (IZ). É também por meio do IZ que executamos o conceito de Boi 7.7.7., que diminui pela metade o tempo do animal no pasto – significando 50% menos na emissão de gases e um animal de qualidade para o abate.

Nossa Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) vem desenvolvendo estudos para transformar os dejetos animais em biogás. Pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), oferecemos linha de financiamento para o Projeto Integra São Paulo e subvenção de Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge) – alcançando quase R$ 13 milhões em contratos celebrados e com ampliação de seu escopo.

As perspectivas são melhores ainda quando consideramos que este trabalho será feito com base em dados sólidos das propriedades fornecidos quando do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que no Estado de São Paulo já ultrapassa os 92% que será logo seguido pela implantação do PRA (Programa de Regularização Ambiental). Além do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa), iniciado em 1 de agosto de 2016, ambos sendo desenvolvidos pela nossa Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

O Governo do Estado de São Paulo tem compromisso com a conservação ambiental unida ao aumento de produtividade no campo. Temos os dados, oferecemos as ferramentas e temos a certeza de que nosso amigo do campo nos auxiliará no cumprimento deste compromisso.


Arnaldo Jardim - deputado federal licenciado (PPS-SP) e secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
E-mail: arnaldojardim@arnaldojardim.com.br
Site oficial: www.arnaldojardim.com.br
Twitter: @ArnaldoJardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados