Pesquisar no Blog

domingo, 28 de agosto de 2016

Má alimentação infantil pode gerar doenças




O desenvolvimento intelectual da criança também é afetado

Muitos pais não sabem que a má alimentação da criança em desenvolvimento e do adolescente está diretamente ligada aos problemas de seu desenvolvimento físico e mental. 

Alimentos industrializados e/ou processados, como biscoito recheado e salgadinhos, é a opção de lanche para muitos pais, porém, por mais que ofereça energia, eles não têm a quantidade necessária de vitaminas e minerais que pede o corpo infantil. 

Thalita Feitosa, pediatra e puericulturista, informa que a falta desses nutrientes importantes para o organismo pode gerar sérias complicações para a saúde e para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Um estudo feito por universidades de Ohio e Texas, nos Estados Unidos, também comprovam que o desenvolvimento intelectual da criança está relacionado com o tipo de alimentação que ela tem. Assim, aquelas que se alimentam mal têm notas baixas na escola, podendo até repetir o ano.

Infelizmente esse não é o único problema que pode ser gerado pela falta de cuidado dos pais. Doenças sérias como obesidade, hipertensão, anemia, diabetes, colesterol alto, doenças cardiovasculares, insônia, dificuldade para dormir, atrite, artrose e distúrbios alimentares também podem ser desenvolvidos na infância e levadas para a vida adulta.

Por isso, a chef e nutricionista Bruna Pavão, alerta que as crianças precisam consumir frutas e legumes ricos em vitaminas e minerais. A especialista garante que a alimentação saudável é o principal passo para um crescimento sadio. Ela ainda ensina os pais elaborarem lancheiras saudáveis. 

“A alimentação é um dos melhores remédios que temos para combater dezenas de doenças previamente. Sempre destaco nas consultas ou no hospital que os pais devem se preocupar com isso, tanto quanto nós pediatras devemos ensinar a importância da boa alimentação”, finaliza a Dra. Thalita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados