Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Primavera verão pede alimentação mais leve; veja dicas da nutricionista da Leve e Pronto




Ricos em vitaminas, frutas e vegetais típicos da estação são boas opções. Confira seus benefícios


Além de modificar o nosso guarda-roupa, resgatando o uso de peças mais frescas, a chegada da primavera e do verão também altera os nossos hábitos alimentares. Isso ocorre por conta da mudança de temperatura, já que, com o aumento dos termômetros, o desejo por refeições altamente calóricas dá lugar às refeições mais leves, com alimentos típicos da estação.

“Com a chegada das temperaturas mais quentes, cresce a preocupação com a boa forma e com os ‘prejuízos’ causados pela ingestão dos alimentos altamente calóricos durante o inverno”, esclarece a consultora da Leve e Pronto, empresa de refeições congeladas saudáveis com toque caseiro, Juliana Menegazzi. Além disso, a exposição ao sol propiciada pela primavera e pelo verão também oferece mais disposição, e uma alimentação saudável acaba favorecendo a sensação de bem-estar nessa época do ano.

Para obter o melhor da estação, aposte em refeições mais leves, com baixo teor de gordura e sal. “Abuse das frutas e vegetais da época, que, além de estarem mais baratos, também estão mais saborosos e fresquinhos. Beba muita água para manter o corpo hidratado durante as altas temperaturas”, aconselha a nutricionista.

Segundo Juliana, o clima também oferece mais disposição para a prática de atividades físicas. Aliados a uma alimentação saudável e balanceada, os exercícios físicos são a melhor forma para iniciar o ‘projeto verão’ de forma responsável, sem prejudicar o organismo.

Outro benefício da primavera-verão são as frutas e vegetais típicos da estação, bem como suas vitaminas e minerais. Veja algumas opções sugeridas pela especialista:
  • Melão: rico em vitaminas A e C, a fruta oferece também vitaminas do Complexo B, que dão muita energia; além de sais minerais como o cálcio, fósforo e potássio. O melão também auxilia no controle da pressão arterial. 
  • Abacaxi: ele é rico em vitamina C, fundamental para a formação de colágeno e para a melhora da absorção de ferro.
  • Morango: é uma fruta rica em vitamina C, que beneficia o sistema imunológico.
  • Espinafre: boa fonte de vitaminas A, B, C e D e de minerais, como ferro, cálcio, potássio e fósforo. Tais nutrientes são fundamentais para a formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão. 
  • Brócolis: o vegetal é uma excelente fonte de cálcio, que contribui para a formação da massa óssea e ácido fólico, bem como a para a formação de células sanguíneas.
“O ideal é manter uma alimentação saudável durante todo o ano para evitar uma quebra no plano alimentar estabelecido, que tem como principais consequências o aumento de peso e de outras doenças, como diabetes, pressão arterial, gastrite, entre outras”, finaliza Juliana.


Fonte:  Leve e Pronto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados