Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Conheça dez dicas valiosas para não vazar nudes e dados pessoais na internet



O hábito de mandar nudes, enviar imagens íntimas para parceiros e paqueras, tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que essa prática não se transforme em um pesadelo e todo o seu conteúdo pessoal se torne público.
A maioria dos vazamentos ocorre por descuido do próprio usuário ou por desconhecimento das funções de proteção dos aparelhos e dispositivos eletrônicos. Pensando nisso, a TecTotal, empresa líder na prestação de serviços de instalação, configuração, suporte técnico e segurança digital, lista dez dicas para evitar que seus arquivos e informações pessoais, como dados bancários e de redes sociais, senhas, conversas em texto e áudio, histórico de navegação, vídeos e fotos, caiam na rede.
1-      Não divulgue suas senhas
Muito cuidado com o compartilhamento de senhas entre amigos, parentes e conhecidos. Tente também não utilizar a mesma senha em várias plataformas e aplicativos, isso evita o acesso fácil de pessoas mal intencionadas.
2-      Utilize um antivírus
Não se esqueça de que a internet é um lugar hostil, por isso, você precisa se proteger. Opte pelos serviços mais conhecidos e mantenha o smartphone e os demais dispositivos eletrônicos longe de problemas.
3-      Cuidado com as redes Wi-Fi públicas
Evite ao máximo navegar na internet usando Wi-Fi público, aberto para todos. Essas redes podem ser armadilhas para coletar dados e fazer o que quiser com eles, então prefira conectar-se à redes já conhecidas e que não apresentem perigo.
4-      Coloque senhas em tudo
Em todos os aparelhos eletrônicos que puder. Se possível, tente misturar letras e números, e escolher senhas não tão óbvias. Para intensificar a segurança dos smartphones, a sugestão é utilizar o AppLock (disponível para iOS e Android),  que coloca senhas para entrar nos aplicativos.
5-      Evite salvar seus arquivos em mídias físicas
Por exemplo, em Pen Drive, CD e HD Externo. Se alguém com más intenções encontrá-los, pode vazar suas informações. Outro cuidado importante: não descarte em qualquer lugar as mídias físicas quando for jogá-las fora, sempre destrua antes.
6-      Armazene os arquivos com senha
Para armazenar os nudes, procure compactar os arquivos e colocar senhas para dificultar o acesso. Utilize também o aplicativo Private Photo Vault (disponível para iOS e Android), que direciona a foto diretamente para a pasta do app, com senha obrigatória.
7-      Utilizar serviços de nuvem confiáveis
Dê preferência a uma empresa conhecida. Evite serviços em nuvem gratuitos, que não dão suporte e nem garantia caso precise depois. Também tente não manter dados importantes armazenados em e-mail, pois qualquer um que queira terá acesso fácil a eles.
8-      Não multiplique seus arquivos
Multiplicar é diferente de fazer backup. O backup é feito com intuito de ser uma cópia de segurança, já multiplicar é colocar os arquivos em vários dispositivos, o que é perigoso, uma vez que corre-se o risco de não conseguir mais manter o controle sobre eles.
9-      Atenção na hora de excluir arquivos!
Não se esqueça de esvaziar a lixeira sempre.

10-  Cuidado com o compartilhamento de informações e aparelhos eletrônicos
Quando levar os equipamentos - tablet, computador e smartphone - para conserto transfira os dados importantes para outro dispositivo e procure empresas sérias e de qualidade, que lhe ofereçam segurança.
Vale lembrar que divulgar e compartilhar informações de conteúdo íntimo sem autorização é crime. Os responsáveis pelo ato podem ser punidos de acordo com a Lei 12.737/2012, a chamada Lei “Carolina Dieckmann”, com penas que variam entre multa, prestação de serviços comunitários e detenção de seis meses a dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados