Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Museu do Butantan promove oficina de autorretrato em relevo




A iniciativa faz parte da grande mostra “Mais que Humanos, Arte no Juquery” que está em cartaz no Museu de Saúde Pública em parceria com o Complexo Hospitalar do Juquery

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, pertencente ao Instituto Butantan, em parceria com o Museu Osório César do Complexo Hospitalar do Juquery, promovem neste mês de setembro a oficina Toque. A iniciativa faz parte da grande mostra “Mais que Humanos, Arte no Juquery” que ficará em cartaz até fevereiro de 2017.

A oficina de autorretrato facial em relevo será realizada em dois módulos, sendo que em uma delas os visitantes produzirão autorretratos feitos de papel machê. O trabalho será orientado por Hélio Schonmann, artista visual e coordenador do projeto TOQUE. A atividade integra o projeto da curadoria educativa, concebida pela artista visual e pesquisadora Lilian Amaral. 

As peças serão incorporadas à instalação Toque, que tem o objetivo incentivar a criação do observador, incluindo as pessoas com deficiência visual. A instalação de parede é conjunto modular de autorretratos em relevo. Um trabalho que discute vínculos e tensões entre identidade individual e identidade coletiva, na sociedade contemporânea.

Além desta oficina programada para o mês de setembro, a programação da mostra “Mais que Humanos, Arte no Juquery” conta com mesas redondas, conversas literárias, cine-debates, oficinas, mostras e intervenções artísticas. Estão expostas mais de 100 obras de pacientes que estiveram em condição manicomial e frequentaram o Ateliê Livre criado pelo psiquiatra Dr. Osório César, na década de 1950: esculturas em argila, pinturas e também algumas peças do mobiliário histórico da instituição.

Para o público espontâneo (população em geral a partir dos 12 anos de idade) a visita é livre, podendo ser feita com ou sem o acompanhamento dos educadores. Também é possível agendar uma visita mediada na recepção do museu.

Para grupos escolares (ensino fundamental II em diante), a partir de 15 pessoas, é necessário agendamento, sendo oferecidas atividades educativas específicas para os grupos.
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas do Instituto Butantan fica localizado na Rua Tenente Pena, 100, no Bom Retiro na Capital. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.butantan.gov.br



Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
Oficina Toque
Data: 1 e 2 de setembro
Horário: 13h30
Mostra “Mais que Humanos, Arte no Juquery”
Data: de agosto a fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados