Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Bexiga Hiperativa em idosas- Já ouviu falar?




O termo Síndrome da Bexiga Hiperativa refere-se a uma condição clínica frequente entre pacientes com idade acima de 60 anos. A síndrome é acompanhada de sintomas de urgência miccional (vontade iminente de urinar) e idas frequentes ao toalete, em geral superior a 8 vezes no período diurno e 2 ou mais vezes no período noturno. Durante estes momentos de urgência poderão acontecer perdas de urina, no caso de não haver um toalete por perto.

A prevalência da síndrome é maior em mulheres, em torno de 30% delas relatarão as queixas e este índice aumenta de acordo com o avançar da idade.

Entre as possíveis causas, citam-se o próprio processo de entrada na menopausa onde há queda do estrogênio (o hormônio feminino é fundamental para um bom funcionamento do trato urinário feminino), doenças concomitantes como diabetes e doenças neurológicas, alterações intestinais, cirurgias prévias no trato urinário e genital, gestações passadas, obesidade, efeito adversos de alguns medicamentos etc. Estas condições levam a alterações na parte interna da bexiga, fazendo com que ela produza o desejo de urinar com mais freqüência, desejos estes que não conseguem ser controlados pela paciente, ocasionando perdas de urina e levando a paciente ao toalete a todo instante.

Para o diagnóstico, o médico urologista irá avaliar a necessidade de exames adicionais. Uma percentagem significativa dos pacientes está apta a ser tratada logo após uma história médica e exame clínico detalhados. Entretanto, algumas dúvidas podem surgir e o médico poderá solicitar exames adicionais como exame de urina, ultrassom do trato urinário e estudo urodinâmico.

O tratamento transitará desde medidas comportamentais (evitar líquido até 2 a 4 horas antes de dormir, evitar alimentos irritantes para bexiga como café preto, chocolates, condimentos e enlatados), reabilitação de assoalho pélvico, medicamentos, injeção de medicamentos diretamente na musculatura da bexiga e implante de neuromoduladores para controlar a inervação da bexiga.

A mensagem final é deixar claro que a síndrome é frequente, afeta muito a qualidade de vida do paciente e o médico urologista está apto a indicar um tratamento adequado o qual tende a se eficaz em até 80% dos pacientes.



Profa Dra Miriam Dambros Lorenzetti – Livre Docente em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo, Professora da Faculdade de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, Médica Urologista da Clínica Célula Mater, São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados